Uepa ofertará mais de 1500 vagas em graduações e pós-graduações a distância

Enviado por Ize Sena em Qua, 06/01/2016 - 16:06

Para oferecer cursos de nível superior a pessoas com dificuldade de acesso à formação, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abrirá mais de 1500 vagas emgraduações e pós-graduações em ensino à distância. A previsão de abertura do edital para preenchimento das vagas é ainda neste primeiro semestre de 2016.

Haverá vagas para graduações em Ciências Naturais - Biologia, Física e Química; Letras - Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; e nas especializações em Ensino de Matemática no Ensino Médio; Ensino de Ciências; e Ensino de Sociologia no Ensino Médio, nos municípios de Jacundá, São Sebastião da Boa Vista, Dom Eliseu, Salinópolis, entre outros.

Contemplada pelo edital 075/2014 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 5 de janeiro de 2016, os cursos ofertados pela Uepa seguirão a metodologia de educação a distância, em que professor e alunos interagem em uma plataforma de ensino totalmente online e em aulas sediadas em polos informatizados. Os acadêmicos também terão disponibilizados conteúdos em material impresso, cd, web conferência, e todo o suporte necessário dos professores para retirar dúvidas e realizar as provas.

Segundo a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, a educação a distância fomentará o ensino superior, além de alcançar estudantes residentes em regiões onde não há campi da Uepa. “A gente amplia a oportunidade de ter mais estudantes na Universidade. Com a educação a distância conseguimos chegar a lugares que ainda não estamos presentes”, diz ela.

Em 2009, a Uepa foi contemplada pela primeira vez pelo edital da UAB com a possibilidade de oferecer cursos a distância. As turmas se iniciaram em 2009 e concluíram em 2013, com 741 formados, nos municípios de Cachoeira do Arari, Igarapé-Miri, Jacundá, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista, Pacajá, Barcarena, Altamira, Bragança, entre outros.

Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira