Urbanização e sustentabilidade na Amazônia são temas de seminário

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 14/02/2014 - 00:00
Os desafios para desenvolver as cidades e ao mesmo tempo garantir à população condições de crescimento econômico, acesso a direitos básico, democracia e igualdade social serão debatidos no I Seminário Cidades na Amazônia: Urbanização e Sustentabilidade, nos próximos dias 18 e 19, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A iniciativa da Universidade vai reunir gestores, parlamentares e agentes do poder público e da academia para propor soluções frente ao crescimento desordenado dos centros urbanos. “O objetivo de Cidades Urbanas na Amazônia é propor caminhos e alternativas para que essas cidades se tornem sustentáveis ambientalmente e socialmente. As cidades precisam ser pensadas para o bem-estar das pessoas. Não é apenas circulação de mercadorias e infraestrutura. É para que não haja segregação social”, explica um dos professores coordenadores do Seminário, Manoel Alves.

De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração urbana na região amazônica é de 68%. Segundo Alves, o Estado do Pará é um exemplo do processo de ocupação da Amazônia, que gerou centenas de núcleos urbanos e os atuais municípios. “Trata-se de cidades sem estrutura adequada, que, em grande medida foram criadas em decorrência das atividades econômicas, entre elas, a mineração, a pecuária, a extração madeireira, o extrativismo, o agronegócios, o garimpo e a soja”, afirma.

O I Seminário Cidades na Amazônia: Urbanização e Sustentabilidade é parte das ações de abertura do ano letivo de 2014 da Uepa. Trata-se de um espaço de reflexão e diálogo entre diversos atores sociais que exercem papeis estratégicos: academia, gestores públicos e movimentos sociais.

A conferência de abertura sobre A sustentabilidade urbana será ministrada pelo doutor em Planejamento, Economia Pública e Organizações, Henri Acselrad. Atualmente, Acselrad é professor associado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, mapeamentos participativos e processos de ambientalização dos conflitos.

Em seguida, os Desafios da sustentabilidade urbana na Amazôniaserão tema da mesa redonda, proferida pelo vice-reitor da Uepa, professor doutor Rubens Cardoso da Silva. Entre as temáticas abordadas estarão os problemas socioambientais urbanos, a mobilidade urbana e os sistemas de transporte coletivos, além da degradação da qualidade ambiental das cidades, os processos decisórios e instrumentos de participação democrática.

No dia seguinte, a programação continua com as debates sobre Transformações urbanas: conflitos, experiências e governança em municípios paraenses; Planejamento e regulação do espaço urbano no contexto da sustentabilidade; e Ações estratégicas para a sustentabilidade urbana na Amazônia.

O Seminário Cidades Urbanas é gratuito e aberto a estudantes, professores, pesquisadores e interessados no assunto. A entrada é franca. O CCNT está localizado na travessa Enéas Pinheiro, 2616. Marco, em Belém.