Uepa forma novos profissionais da área da Saúde

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 10/01/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou as cerimônias de outorga de grau de 363 profissionais da área da saúde na capital e no campus de Santarém. Os formandos são dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Educação Física. As colações aconteceram em dezembro de 2013 e neste mês de janeiro de 2014.

O reitor Juarez Quaresma avalia a formação na área da saúde como uma das alternativas para reduzir as desigualdades sociais existentes no Estado." A UEPA tem a cada dia avançado na formação de profissionais da área da saúde para o Estado do Pará, foi a primeira instituição a interiorizar o curso de medicina, e vem avançando na formação a nível de residência medica e multiprofissional. "

Em dezembro, foram formados 25 alunos de Terapia Ocupacional, 89 de Medicina, 34 de Enfermagem, 23 de Fisioterapia, além de 126 de Educação Física, sendo 27 deles alunos pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Este mês, foram 66 novos profissionais em Santarém. Em todas as solenidades, os novos profissionais foram reconhecidos com a entrega do certificado de Melhor Desempenho ao longo dos anos.

Jeanny Bentes, do curso de Educação Física pelo Parfor, foi uma das formandas que recebeu a honra. Ela conta que a jornada dos quatro anos de formação foi cansativa, mas superada. “Tivemos que abrir mão das nossas férias, feriados, e inclusive de passar um tempo com a família. Mas a persistência de querer terminar esta licenciatura me impediu de desistir”, afirma. A aluna, que já era professora, passou a dar aula de Educação Física para crianças de cinco anos já durante o primeiro ano do curso. A expectativa agora é ingressar em uma pós-graduação onde ela possa aprofundar os estudos sobre o lazer, tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que a levou até Minas Gerais para apresentá-lo no 25º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel).

Já para a recém-formada, Lais Leal, o curso de Terapia Ocupacional proporciona aos graduandos oportunidades de vivências práticas, onde é possível trabalhar na área hospitalar. “As expetativas para o futuro são muito boas, tentarei colocar em prática tudo aquilo que pude aprender. A Uepa consegue dar a oportunidade de praticar. Eu gostei muito desta prática, destas vivências corporais, isto foi muito bom para o nosso futuro”, ressalta.

“Escolhi o curso com a intenção de fazer algo relacionado à saúde, mas que prestasse uma assistência mais humanizada, pois vejo uma carência deste tipo de atenção em nossa região. Esta profissão visualiza o ser humano por todos seus aspectos”, destaca a aluna.

Ainda para este mês estão programadas colações de grau nos municípios de Paragominas, Belém, Curuçá, Mãe do Rio, Castanhal, Tucuruí, Rondon do Pará, Barcarena, Novo Repartimento, Conceição do Araguaia, Redenção, Marabá, Anapú, inclusive com turmas do Planejamento Territorial Participativo (PTP).