Alunos da Uepa aprovam trabalhos em Congresso Internacional

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 22/01/2014 - 00:00
Alunos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tiveram seus projetos aprovados para o 29º Congresso Internacional de Educação Física (Fiep), que aconteceu em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Um deles, intitulado Fighter Flex, foi desenvolvido pela aluna Thais Barbosa Sales, do município de Marabá, concluinte do curso de Educação Física no campus de Conceição do Araguaia, no sul do Pará. A aluna, que tem como objeto de pesquisa a ginástica, foi monitora da disciplina Fundamentos e Métodos da Ginástica ministrada durante o curso. A partir da experiência de monitoria, Thais passou atuar com um grupo de atletas de MMA (Mixed Martial Arts).

Depois de uma semana e meia de aulas, realizou um teste para avaliar cada aluno e percebeu que os exercícios realizados os deixavam mais flexíveis, e, consequentemente, promoviam o aperfeiçoamento das técnicas e o melhor desempenho nos treinamentos e nas lutas. “O objetivo do projeto é justamente mostrar que as atividades executadas nas aulas têm uma intenção, que é preparar os atletas para terem um melhor desenvolvimento nos campeonatos”, afirma a aluna.

Além de ser aprovado para o Congresso de Foz do Iguaçu, o trabalho de Thais também foi selecionado para o V Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (Cipe), em Maringá, também no Paraná.

O aluno Kairon Silva, do município de Castanhal e que também estuda em Conceição do Araguaia, atua na investigação de temas ligados à biomecânica e à fisiologia do exercício, e aprovou o trabalho intitulado Os riscos da postura incorreta na prática do exercício: puxada na polia alta por trás, tanto no Fiep, em Foz do Iguaçu, quanto no Cipe, em Maringá.

De acordo com a pesquisa, que foi feita com base na observação de usuários de uma academia do município, 72,5% deles executavam os exercícios de forma incorreta. “Observei as posturas incorretas e como a prática equivocada poderia provocar lesões”, explica o aluno. Um dos resultados alcançados aponta que a falta de conhecimento dos usuários e a ausência de uma formação continuada dos profissionais da educação física são as principais causas da postura incorreta e da possibilidade de surgimento de lesões. Para o aluno, “é importante que o usuário conheça os movimentos e que os profissionais tenham leituras acadêmicas e científicas sobre o assunto”.

Kairon Silva foi convidado a participar de outros eventos científicos, como o Encontro Nacional de Atividades Físicas, que acontecerá na cidade de Santos, em São Paulo, e para o Conexão Brasil Saúde 2014, que ocorrerá de 15 a 18 de maio, em Goiás.

Para o orientador da aluna Thais Barbosa Sales, professor Raphael Gentil, a participação de alunos e professores em eventos acadêmicos fortalece a formação profissional e intelectual dos estudantes. “Dessa forma, com a troca de experiências com outras realidades e recebendo contribuições de outros profissionais, os alunos vão adquirindo maturidade intelectual para problematizar o cotidiano e tentar superar os desafios da/na educação física”, ressalta o professor.