Uepa divulga Listão dos Aprovados no Prise e Prosel

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 28/01/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2014 – Prise e Prosel, nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, a partir das 9 horas. Ao todo, 13.042 candidatos participaram das disputas pelas 3.106 vagas ofertadas em 24 cursos, nas áreas de Ciências Sociais e Educação, Ciências Naturais e Tecnologia e Ciências Biológicas e da Saúde nos campi de Belém e de outros municípios do Pará.

O listão dos aprovados e a consulta de notas estarão disponíveis nos endereços www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa. Já os diretores de escolas e cursinhos interessados em obter o listão em mídia deverão procurar a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa e trocar um CD virgem por um CD gravado com os nomes dos aprovados.

As provas da primeira, segunda e terceira fase foram aplicadas em 206 locais, distribuídos em 25 municípios do Pará. As provas da primeira e da segunda fase aconteceram nos dias 24 e 25 de novembro de 2013, respectivamente, quando os estudantes responderam a questões das disciplinas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. Questões de Língua Estrangeira foram incluídas na segunda fase. Na terceira e última etapa, realizada no dia 15 de dezembro de 2013, além das questões ligadas às disciplinas, foi incluída a prova de Redação, valendo 30 pontos.

Os candidatos ao curso de Licenciatura Plena em Música no Prosel 2014 ou na terceira etapa do Prise se submeteram, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório, nos dias 20 e 21 de outubro de 2013. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se dividiu em provas teóricas e práticas, que aconteceram no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no campus da Universidade em Santarém, Oeste do Pará.

Novidades

Este ano, os candidatos tiveram a possibilidade de conferir as notas da redação e de interpor recursos sobre elas, caso não concordassem com a avaliação. Para a Pró-Reitora de Graduação, professora Ana da Conceição Oliveira, a execução dos Processos Seletivos ocorreu dentro da normalidade. “Nós pensávamos que teria muitos recursos. No entanto, entendemos que a comunidade confia na Universidade, porque foram poucos os recursos impetrados no processo. Por termos uma equipe séria de corretores passamos credibilidade à sociedade”, ressalta a Pró-Reitora.

O curso de Licenciatura Plena em História foi ofertado pela primeira vez e teve a terceira maior concorrência do Prise, com 11,80 candidatos por vaga. Pelo Prosel, a relação foi de 61,70 candidatos/vaga. A Uepa é a segunda universidade pública a oferecer o curso no Pará.

Outra novidade deste ano foi a oferta do Curso de Biomedicina, com 30 vagas para Belém. A graduação já era ofertada desde 2012, em Marabá, no Sul do estado.

Atendimento especial

Os candidatos que solicitaram atendimento especial e com comprovada deficiência auditiva ou visual tiveram uma hora a mais para responder as questões das provas.  A Uepa ofereceu, ainda, suporte especial para realização das provas por meio de intérpretes de Libras, ledor, sistema braile e provas ampliadas.

Concorrência

Os Processos Seletivos da Uepa são alguns dos mais concorridos da Região Norte do país. Após o ponto de corte da terceira fase, a concorrência ficou a seguinte: no Prosel, o curso de Medicina, em Marabá, foi o mais concorrido, com 53 candidatos na disputa por dez vagas. Em Belém, o curso de Licenciatura Plena em Educação Física (1º Semestre/Matutino) foi um dos mais concorridos com 5,62 candidatos/vaga, em seguida, Licenciatura em Pedagogia (1º Semestre Noturno), com 5,55, e, em terceiro, Engenharia Florestal com 5,53 candidatos por vaga.

Ainda em Belém, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Física (1º Semestre/Matutino) figura como um dos mais concorridos com 73 candidatos disputando 13 vagas, numa concorrência de 5,62. Em seguida, Licenciatura em Pedagogia (1º Semestre Noturno) desponta com uma concorrência de 5,55 candidatos por vagas, o que representa uma demanda de 111 candidatos para 20 vagas. O terceiro curso mais concorrido foi o de Engenharia Florestal com 5,53 por vaga.

Já pela terceira etapa do Prise, a maior concorrência foi no curso de Enfermagem (1º Semestre/Vespertino), em Belém, com 16,5 candidatos/vaga, seguido por Egenharia de Produção, também na capital, com 12,2, e, na sequência, o novo curso da Uepa em Belém, Licenciatura Plena em História, com 11,8 candidatos por vaga.

Ouça a fala da Pró-reitora de Graduação, Profa. Ana da Conceição Oliveira:

NÚMEROS DOS PROCESSOS SELETIVOS 2014

Vagas ofertadas: 3.106, divididas igualitariamente entre o Prise (1.553) e Prosel (1.553)

Cursos de Graduação: 24 graduações l Novidade: Curso de Licenciatura Plena em História

Inscritos: 96.982 candidatos l Prosel: 46.453 (Aptos à 3ª fase: 7.057) l Prise 3ª Etapa: 5.985

Isenções ofertadas: 14.179

Cursos mais concorridos (concorrência candidato x vaga):

- Prosel 3ª Etapa:

Medicina (Marabá): 53 candidatos l 10 vagas l 5,3 candidato/vaga

Medicina (Belém): 261 candidatos l 50 vagas l 5,22 candidato/vaga

Licenciatura em Educação Física – 1º Semestre/Matutino (Belém): 73 candidatos l 13 vagas l 5,62. candidato/vaga.

Licenciatura em Pedagogia (1º Semestre Noturno): 111 candidatos l 20 vagas l 5,55 candidato/ vaga

Engenharia Florestal: 83 candidatos l 15 vagas l 5,53 candidato/ vaga

- Prise - 3ª Etapa:

Enfermagem (Belém): 198 candidatos l 12 vagas l 16,5 candidato/ vaga

Engenharia de Produção/Matutino (Belém): 244 candidatos l 20 vagas l 12,2 candidato/ vaga

Licenciatura em História (Belém): 236 candidatos l 20 vagas l 11,8 candidatos/vaga

Cursos mais procurados (maior número de inscritos):

- Prosel

Medicina (Belém): 4.071 candidatos para 50 vagas