Candidatos realizam provas objetivas do Vestibulinho

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 07/02/2014 - 00:00
Os candidatos dos Processos Seletivos de Transferências Internas e Externas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o chamado Vestibulinho, realizaram a prova da segunda e última etapa da Seleção nesta sexta-feira (7). As provas aconteceram na capital, e nos municípios de Altamira, Conceição do Araguaia, Cametá, Marabá, Redenção, Paragominas, Santarém e Tucuruí, em diversas áreas do conhecimento.

Foram ofertadas 177 vagas para as Transferências Internas, e 76 para Transferências Externas, divididas entre a capital e os diversos municípios.

Em Belém, a prova objetiva aconteceu no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco, onde foram registrados sete faltosos. Já no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), foi aplicado o Exame Habilitatório para o único candidato que concorreu à vaga no curso de Licenciatura em Música.

A candidata Brenda Lourinho, que cursa Enfermagem na Uepa no município de Santarém, tenta uma vaga para o curso na capital. “Em 2012 fiz o Vestibulinho, mas eram somente três vagas e fiquei em quarto lugar. Este ano, achei a prova um pouco mais complicada que a prova anterior”, avalia a aluna que, apesar de ter sentido dificuldade, estava bem confiante. “É bem mais fácil se eu conseguir uma vaga aqui na capital, as oportunidades profissionais são melhores”, afirmou a aluna que passou em quarto lugar geral no vestibular para Santarém no ano de 2011.
Na seleção das Transferências Externas, a candidata Suane Selly, busca uma vaga para o curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa. Suane, que está no quarto semestre, estuda em Marabá e pretende se mudar para Belém, caso consiga sua vaga na Uepa. Para a prova, a candidata se preparou com os conteúdos das aulas que teve e com apostilas que conseguiu com um professor. “Apesar de eu ter me dedicado nos estudos, caiu assuntos que eu não imaginei que fosse cair, mas mesmo assim espero um bom resultado”, afirma a candidata.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 20 de fevereiro, no site da Universidade. As vagas do Processo Seletivo de Transferência Interna, caso não preenchidas por falta de candidatos aprovados, poderão ser aproveitadas pelo Processo de Transferência Externa e vice-versa, esgotadas todas as chamadas, de acordo com a classificação e no limite das vagas ofertadas.

Os candidatos podem interpor recurso em qualquer etapa dos processos seletivos. Estes devem ser protocolados junto à Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), das 8h às 14h, no prazo de dois dias úteis, a contar da publicação do ato, em envelope A4, devidamente lacrado e etiquetado com o nome completo e CPF do candidato, identificando a etapa a que se refere o recurso e qual a seleção.

Sobre as seleções

O Processo Seletivo de transferência interna destina-se aos alunos de graduação da Uepa que concorrem a uma vaga para a continuidade dos estudos em outro curso, na capital ou nos demais municípios onde a Universidade possui sede. Já a seleção de transferência externa visa o preenchimento de vagas nos Cursos de Graduação por estudantes de outras Instituições de Ensino Superior. Para participar das seleções, o candidato precisou atender a diversos critérios, entre eles, estar matriculado na Uepa ou em outras Instituições de Ensino Superior nacionais autorizadas ou reconhecidas; ser oriundo de um curso compatível com um dos cursos ofertados; ter cursado o ano letivo de 2013 no curso de graduação de origem; e não estar matriculado para realizar a última série ou Estágio Curricular Supervisionado do curso de origem.