Novos monitores são recepcionados no CCBS

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 26/03/2014 - 00:00
Os 79 novos monitores dos Cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Enfermagem e Biomedicina foram recepcionados pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O acolhimento dos novos monitores do CCBS ocorreu no auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE) durante toda a manhã desta quarta-feira (26).

A monitoria é um programa que tem como objetivo mostrar ao aluno a prática docente. Na Uepa é vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), gerida nos Centros de Ciências pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) e assessorada por pedagogos em cada curso. “O aluno vai saber como é, e quem sabe futuramente ele tenha o desejo de abraçar esta profissão, além da técnica que ele está se formando. É uma possibilidade que o estudante tem de conhecer um pouco sobre o processo de ensino superior”, esclareceu a coordenadora de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP), Patrícia Begot.

Os alunos selecionados para a função de monitor irão auxiliar os professores em tarefas relacionadas à disciplina e deverão cumprir carga horária semanal de 15 horas. A monitoria tem a duração de um ano e o contrato pode ser renovado por igual período.

A aluna do 7º semestre do curso de Medicina, Rita de Cássia Rodrigues Rosa, passou em 1º lugar no processo seletivo. Ela conta que fazer a monitoria será um teste para descobrir se possui ou não a vocação para a docência. “Quero trabalhar junto com o professor e também retribuir um pouco do meu trabalho, para o meu monitor. Quando fui aluna da disciplina de parasitologia, eu gostei muito da monitoria que recebi e quero também dar este retorno. Talvez isso seja uma forma de saber se levo jeito, se eu gosto da área de pesquisa e quem sabe dá certo a área de docência também”, revelou a estudante que disse ter se empenhado muito para estar entre os selecionados.

Outro monitor é João Paulo Pinheiro, aluno do 3º semestre do curso de Enfermagem. Ele afirmou que sempre teve a ideia de ser professor, principalmente, por causa do bom convívio que os professores têm com os alunos. “Além de adquirir a experiência com o programa da Uepa, já estou pensando futuramente em ser professor. Quero ter a experiência, pra saber na prática se vou gostar ou não. Mas só pelo que já percebi, pela forma que fui recepcionado, fui bem visto e gostei. Tem muita responsabilidade envolvida”, avaliou o estudante.

Durante a recepção, os novos monitores foram orientados sobre os direitos e deveres do programa e também sobre as atividades didáticas que serão desenvolvidas ao longo do contrato.

Números
O CCBS tem atualmente 197 bolsas de monitoria e estão distribuídas em todos os seis cursos do centro. Na capital, são 136 bolsas e 61 nos demais nos campi de Altamira, Marabá, Conceição do Araguaia, Santarém e Tucuruí.

Benefícios da monitoria
O aluno recebe, ao final do ano de contrato, um certificado que pode ser utilizado em Programas de Residência. O certificado da monitoria também é válido como pontuação em concurso público para o ingresso em universidades, além da experiência da prática docente.

Processo Seletivo
No total, 85 vagas foram ofertadas para a capital e 48 distribuídas entre os municípios de Altamira, Tucuruí, Conceição do Araguaia, Santarém e Marabá. As vagas foram para monitores dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Enfermagem. A seleção, cujas inscrições foram encerradas no dia 18 de dezembro de 2013, foi composta por prova teórica e/ou prática, que aconteceu no período de 27 a 31 de janeiro de 2014, e a análise dos documentos, entregues no período de 6 a 11 de fevereiro de 2014.