Formação de Educadores Ambientais é debatida em encontro

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 27/03/2014 - 00:00
Educação Ambiental Escolar; Processos Educativos interdimensionais entre Ciência, Ambiente e Saúde; e Formação de Educadores Ambientais são alguns dos eixos temáticos e assuntos que serão debatidos no IV Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE). O evento teve início na última quarta-feira (26), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

A cerimônia de abertura contou com uma programação cultural e mesa-redonda, proferida pela professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Maria das Graças da Silva, que abordou a temática Ciranda dos saberes: caminhos para (re)pensar práticas de Educação Ambiental na Escola.

A programação do Encontro conta também com palestras, mesas de debates e apresentações de trabalho que ocorrem até a próxima sexta-feira (28). Um deles é da estudante do segundo ano do curso de Ciências da Religião, Ariane Caldas, que apresentará o projeto Reciclart Uepa, que visa despertar a consciência ambiental. “O projeto mostra que o que pode parecer não servir mais, como um caixa de leite vazia, nós transformamos em um lindo porta-carregador de celular”, afirma a estudante.

Maírna Costa, professora da Uepa e coordenadora do Encontro, relembra as edições anteriores e ressalta o diferencial IV Encontro de Educação Ambiental. “No primeiro Encontro, abordamos políticas públicas de educação ambiental; no segundo, trabalhos em parceria com o museu Emílio Goeldi, e promovemos ações de educação ambiental fora da escola; no terceiro, falamos sobre redes sociais; e nesse quarto Encontro o que vai ser diferente é a interação de profissionais de diversas áreas com professores e graduandos”, explica a coordenadora Maírna Costa.

O objetivo do evento é promover a reflexão sobre concepções, metodologias e os tipos de práticas exequíveis no ambiente escolar, com amplas discussões envolvendo questões formativas de educadores voltadas à educação ambiental.  Como resultado, o IV EEACE deve apresentar uma agenda de intenções a serem desenvolvidas pelos professores participantes do encontro no ambiente escolar, em parceria com o Necaps, estimulando a dinâmica das práticas de educação ambiental nas escolas.