Ditadura militar será tema de encontro na Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 27/03/2014 - 00:00
Um período marcado pela opressão. No dia 31 de março de 1964, o Brasil entrou em um período de exceção marcado pelo poder e opressão militar. Um momento desencadeado a partir de um golpe de estado, que destituiu o então presidente João Goulart. Para debater os principais momentos desse período e as lutas pela redemocratização do país, alunos e professores da Universidade do Estado do Pará se reunirão no dia 1 de abril, às 15h, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), para o encontro 50 Anos da Ditadura Militar no Brasil. Pela Memória e contra o Esquecimento.
 
A programação é composta por mesas redondas temáticas, com discussões sobre a censura aos meios de comunicação, aos artistas e à produção intelectual, e sobre o silenciamento da sociedade por meio de perseguições, torturas e exílios. Haverá, também, momentos de declamações de poesias e sorteios de livros.
 
O fato está marcado na história do país e da América Latina e traz, até hoje, as marcas na sociedade. Para a professora Venize Rodrigues, coordenadora do curso de Licenciatura em História da Uepa, este é um momento privilegiado para refletirmos sobre a ditadura. “Essa memória deve estar presente dentro de nós, para que não reeditemos esses momentos tenebrosos da nossa história, quando problemas de todo o tipo foram gerados. Nós estamos no meio universitário e apostamos na formação crítica dos alunos. Eles devem estar juntos para rememorar, pela memória e contra o esquecimento”, afirma.
 
As reflexões serão centradas, ainda, no movimento de resistência à opressão ditatorial, protagonizado pelo movimento sindical e estudantil, por artistas e intelectuais, e as lutas pela redemocratização do Brasil, como a Campanha Diretas Já. “É um evento voltado para quem quer aprender e comungar dessas informações. Nós queremos rememorar e saudar aqueles que construíram com sua morte com sua luta a sociedade que vivemos hoje, a qual devemos valorizar: a democracia e o conjunto de relações que caracteriza o diálogo. Isso foi conquistado com luta e sangue. E este é o momento oportuno para celebrar”, conclui a professora.
 
Serviço:
Encontro50 Anos da Ditadura Militar no Brasil. Pela Memória e contra o Esquecimento.
Data: 01/04/2014, das 15h às 18h30
Local: Sala de Recitais da Uepa. Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Tv. Djalma Dutra, S/N. Bairro Telégrafo, Belém.