Cursos de Educação a Distância são avaliados pelo MEC

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 04/02/2014 - 00:00
Uma equipe do Ministério da Educação (MEC), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ligado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está na Universidade do Estado do Pará (Uepa) para avaliar os cursos de Educação a Distância (EAD) ofertados pela instituição e a implementação do curso de Licenciatura em Matemática. Os avaliadores observarão itens específicos referentes à documentação e à estrutura oferecida para a realização dos cursos.

Segundo a pró-reitora de graduação, professora Ana da Conceição Oliveira, a Uepa solicitou junto ao Inep a antecipação da avaliação, e espera uma resposta positiva. “Esse processo se dá de forma que a Universidade, ao término das avaliações, receberá o credenciamento, e, vinculado a ele, o curso de matemática”, afirma a pró-reitora. Até agora, 3 unidades foram avaliadas, 2 avaliações estão em andamento e outras 3 já foram agendadas.

O grupo de avaliadores, composto por quatro professores de diversas Universidades brasileiras, visitará durante três dias, o pólo-sede da EAD e o pólo III, da Educação Física. Esse é o quarto grupo que avalia a Universidade, que dispõe de 21 unidades de EAD. “Essa avaliação servirá para vermos as condições reais do campus-sede. Nesse momento viemos para checar documentação e espaços. Para isso, existem padrões específicos, contidos num formulário, como como condições de internet, número de computadores. São mais de 50 itens a serem verificados para que a implementação da Educação a Distância aconteça”, afirma a professora Flávia Ramos, da Universidade de Caxias do Sul, integrante da equipe de avaliadores.

EAD na Uepa

A Educação a Distância é a modalidade de formação em que o processo de ensino e aprendizagem é mediado com a utilização de meios e tecnologias da informação e comunicação, envolvendo alunos e professores em lugares e tempos diversos, conforme especificado no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases).

Na Uepa, já foram aprovadas mais de 770 vagas nos cursos de graduação (licenciaturas) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Entre os cursos oferecidos, estão, Letras, Pedagogia e Ciências Naturais, distribuídos em pólos de diversos municípios.

Mais informações sobre a EAD na Uepa, pelo site; http://paginas.uepa.br/necad/site/

Sobre Legislações e informações gerais sobre a EAD no Brasil, visite: http://portal.mec.gov.br/