Alunos estudam incidência de parasita em São Miguel do Guamá

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 04/02/2014 - 00:00
Alunos do município de São Miguel do Guamá, do curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estudam a incidência da Ascaris Lumbricoides, popularmente conhecida como lombriga, e os fatores que contribuem para a infecção pelo parasita no município. A pesquisa, que iniciou em janeiro, é realizada com base no material coletado no laboratório de análises do Hospital Municipal.

Devido à grande quantidade de pessoas com ascaridíase, doença provocada pelo parasita, os alunos Joelson Lima e Caroline Oliveira, do sétimo período de Biologia, decidiram desenvolver a pesquisa no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estudo é orientado pelo professor doutorando Danillo Silva.

Intitulado Fatores biológicos e socioeconômicos na ocorrência da ascaridíase: Um panorama epidemiológico no Município de São Miguel do Guamá – PA, o projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, já em execução, é feito o levantamento das análises realizadas pelo laboratório do Hospital Municipal, e aplicado o questionário socioeconômico e socioambiental junto às pessoas infectadas; na segunda etapa será feita a identificação das regiões mais afetadas e dos fatores que levam ao alto índice de infecção.

Segundo o professor Danillo, este trabalho é inédito na região. “Não há nenhum tipo de pesquisa nesta área no município. O resultado é significativo para as questões ligadas ao saneamento básico e à higiene. Estes dados serão divulgados na Secretaria Municipal de Saúde, e pretendemos também divulgar nacionalmente, além de propor soluções. Com um pouco mais de um mês de análise, o resultado da pesquisa já é bastante significativo. Analisamos mil casos e, destes, aproximadamente 120 estão infectadas pelo parasita”, afirma. Até o momento, a maioria dos infectados é de crianças de 1 a 7 anos, em média.

Com relação aos fatores socioeconômicos, a renda dos entrevistados varia de R$ 200 a um salário mínimo por família. Para o professor, este trabalho, além de aproximar a prática profissional dos alunos, deve trazer grandes contribuições À sociedade, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas de infraestrutura.

O projeto busca também propor soluções para amenizar a contaminação pelo parasita. De acordo com o estudante Joelson, é necessário melhorar o serviço de água, esgoto, além de incentivar, nas escolas e comunidades, medidas de higiene. “Este estudo é necessário para que as medidas sejam tomadas. Iremos mapear os lugares onde ocorrem mais infecções e, assim, os responsáveis saberão as localidades e poderão buscar as melhorias”, ressalta o aluno.

Os resultados finais desta pesquisa estão previstos para os meses de outubro e novembro, onde serão divulgados os dados, as áreas mais infectadas, motivos e medidas que podem ser tomadas para precaução da doença.