Mestrado em Ciências Ambientais realiza Aula Magna

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 28/03/2014 - 00:00
Ecologia de ecossistemas amazônicos: Perspectivas atuais de pesquisa e caminhos para trabalhos futuros é o tema da Aula Magna do curso de mestrado em Ciências Ambientais, que será realizada no próximo dia 31, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A Aula será ministrada pelo pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), professor e doutor Mário Augusto Jardim. Segundo o professor Altem Pontes, coordenador do mestrado em Ciências Ambientais, a ideia é fazer diferente nesta e nas próximas aulas magnas. “Normalmente, o que temos feito é trazer pesquisadores de fora do estado. Agora estamos tentando inverter isto e achar pessoas que são daqui e possuem pesquisas. O doutor Mário Augusto é um exemplo, tem um profundo conhecimento sobre a Amazônia”, ressalta.

De acordo com Pontes, a ideia do tema surgiu com a intenção de valorizar a produção e os pesquisadores locais, que, além de estudarem sobre a Amazônia,  possuem diversas produções científicas que somam com os estudos do mestrado.

Este ano, a Uepa inicia a quarta turma de Ciências Ambientais. Ao todo, foram 12 candidatos aprovados. Para o professor Altem, a Aula Magna é uma forma de recepcionar os novos alunos que, futuramente, contribuirão com pesquisas científicas para os estudantes de graduação, e compartilharão seus conhecimentos com a sociedade.

“A ideia é mostrar aos alunos que eles são essenciais para o Programa. Sem uma turma realmente comprometida, não haveria este espírito de pertencimento ao mestrado, à Uepa, e nem de estar fazendo parte de um programa de mestrado no meio da Amazônia”, conclui o professor.

O auditório do CCNT fica localizado na travessa Enéas Pinheiro, no bairro do Marco. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (91) 3131-1914, ou pelo e-mail: pcambientais@hotmail.com