Alunos da primeira turma de Educação Física relatam experiências

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 16/05/2014 - 00:00
Prestes a comemorar 44 anos, o Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) reuniu, nesta semana, alunos veteranos para uma roda de conversa com os futuros profissionais da área. A atividade fez parte da programação comemorativa, que se encerra neste sábado (17), com uma ação social, de 8h às 12h.

No encontro, ocorrido no espaço História e Memória da Educação Física/Campus III, os ex-alunos fizeram uma retrospectiva sobre a organização do curso, as disciplinas e as relações que se estabeleciam dentro da comunidade acadêmica.

Osvaldo Magalhães de Silva, 64 anos, é atual professor do curso de Educação Física e fez parte da turma pioneira de 1970. Ele lembra como foi o início. “Gratificante. Tudo era novidade. Eu sempre quis fazer o curso superior mesmo e esperei criarem aqui em Belém”, declarou.

O ex-aluno também considera que os docentes naquela época eram rígidos, provavelmente, por conta da formação militar que possuíam. “Eles eram ‘carrascos’ e exigiam da gente um esforço físico muito grande. Eu só consegui me sobressair porque eu acredito que já tinha este legado na minha vida. Com 11 anos, eu já tomava conta da educação física do Colégio do Carmo, onde eu estudava e eu ainda trabalhei formado lá durante nove anos”, informou.

A aposentada Joana D'arc Guimarães, 79 anos, também fez parte da primeira turma. Ela conta que era professora antes mesmo de fazer o curso superior e exercia, há pelo menos 12 anos, a profissão. “A minha experiência foi muito boa. Eu passei pelo ensino fundamental e médio, sou professora catedrática do Paes de Carvalho e fui convidada para ser diretora do Centro de Educação Física do Estado”, relatou.

Joana se intitula uma apaixonada pela recreação, e considera que a disciplina desenvolve as crianças nas atividades lúdicas. “Tanto no aspecto físico quanto mental e, principalmente, o social, a Educação Física ajuda a desenvolver o intelecto infantil. Nas pequenas coisas, como os sons, o teatro, os brinquedos cantados e os jogos principalmente”.

A coordenadora do curso de Educação Física, professora Marta Genu, avalia a criação da Escola de Educação Física do Pará, vinculada à Fundação de Educação do Pará, em 1970, como um marco na educação da Região Norte e do Estado. “Um enriquecimento na formação de professores de Educação Física e na área de práticas corporais do lazer e do esporte”, disse.

Atualmente, a Uepa forma duas turmas. Cerca de 100 professores de Educação Física são formados para atender a demanda do mercado de trabalho. Esses números, conforme a coordenadora do curso, estão previstos no Educacenso de 2009 e corresponde à necessidade de preencher as vagas nas escolas públicas dos sistemas estadual e municipal.