Religião e Democracia são temas de seminários

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 26/05/2014 - 00:00
O grupo de pesquisa Religião, Política e Democracia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove durante as terças-feiras até o dia 17 de junho, o Seminário de Extensão Religião, política, direitos humanos e democracia. A programação ocorrerá na Sala de Multiuso do campus I, no bairro do Telégrafo, em Belém.

No dia 27, o professor e doutor Saulo Baptista aborda o tema Secularização, Laicidade e Democracia. Já os alunos apresentam sobre A Dimensão Social da Literatura e os Conflitos Religiosos na Amazônia.

Segundo o coordenador do mestrado em Ciências da Religião e do grupo de pesquisa, Manoel Moraes, este Seminário é o resultado dos estudos realizados pelos alunos do curso. As questões das minorias religiosas e o aspecto teórico da religião e da democracia foram linhas de pesquisas abordadas pelo grupo.

Movimentos e Teologia da Libertação na Amazônia e seus Programas de Educação Religiosa que promovem a Democracia Religiosa e O Autoritarismo Religioso e do Estado são alguns temas que serão abordados durante este período. De acordo com o professor, todo o material colhido vai se transformar em um livro ainda no final deste ano, que será lançado pela Editora da Uepa (Eduepa).

O evento busca proporcionar à comunidade acadêmica e à sociedade, um espaço para a reflexão aberta e dinâmica sobre os temas centrais. Exposições teóricas e práticas sobre os temas atuais, seguidas de discussões interativas com o público participante, fazem parte da programação.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. As palestras começam sempre às 14h.