Uepa estreita relações com a Bélgica

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 27/05/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está um passo mais próxima de um acordo de cooperação acadêmica com instituições da Bélgica. Esta semana, o reitor em exercício, Rubens Cardoso, e o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smetz, reuniram-se para discutir as potencialidades da instituição paraense e a expertise do país europeu na área de logística portuária.
 
No encontro, no qual também esteve presente a coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá, foi discutida, ainda, a criação de um laboratório, que dará subsídio ao curso de especialização em Logística com ênfase em Sustentabilidade da Uepa. “Encontros como este fortalecem a cooperação internacional, de uma forma geral, e consolidam as ações da Uepa neste setor. A ideia é promover o aperfeiçoamento acadêmico, especialmente no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à inovação”, ressaltou a coordenadora.
 
Para dar andamento ao processo de cooperação, a Uepa enviará à Embaixada da Bélgica, em Brasília, um relatório contendo informações sobre as suas potencialidades acadêmicas e suas demandas. A partir daí, a Embaixada, promoverá a articulação com as instituições europeias.
 
Potencialidades
 
O curso de Especialização em Logística foi lançado em 2013 com o objetivo de capacitar profissionais para atuar em projetos, desenvolvimento, implantação e operação de sistemas logísticos fundamentados nos aspectos da sustentabilidade, observando as potencialidades hidrológicas e hidroviárias do Pará.
 
A Bélgica possuia maior concentração de portos marítimos que operam o maior volume de cargas do mundo, e uma densa estrutura multimodal para transporte de cargas e pessoas.