Uepa participa do Congresso Brasileiro de Extensão

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 25/03/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa, desta segunda-feira (19) até o próximo dia 22 de maio, do 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, no qual apresentará suas experiências na gestão de projetos e programas voltados à relação direta com a comunidade. O evento ocorre na Universidade Federal do Pará (UFPA) integrando professores e alunos de instituições de todo o país.

Na programação, a Uepa apresenta um estande com informações e dados sobre a extensão e participa das discussões. A pró-reitora de extensão da Uepa, professora Maria Marize Duarte, fará parte da mesa Universidade, Extensão e Diversidade, ao lado dos professores Assunção Amaral (UFPA), Marcos Terena (Liderança Indígena da etnia Xané, de Mato Grosso do Sul), Mestre Fumaça (Liderança do Movimento Negro do estado do Tocantins). O debate ocorrerá no dia 22, às 10h30, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA.

Atualmente, a Uepa desenvolve 105 projetos e 16 programas de extensão, oferecendo 324 bolsas extensionistas e 320 bolsas de assistência estudantil.

O Congresso

O CBEU é uma iniciativa conjunta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias e Fórum de Extensão das Instituições de Ensino Superior Particulares.

A relevância do evento consiste no debate acerca dos desafios da extensão universitária no Brasil, tematizando a amplitude alcançada por esta, ao plasmar o diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular, propiciando uma rica síntese da abordagem dos problemas da realidade brasileira tanto quanto da implementação das políticas públicas até as práticas de inovação.

A temática escolhida para o 6º CBEU Diálogos da Extensão: saberes tradicionais e inovação científica aponta para a importância de reconhecer a existência de diferentes conhecimentos, sob a perspectiva da ciência e do senso comum. Para que, de fato, os trabalhos de extensão se constituam como respostas cada vez mais dinâmicas e propositivas, é necessário um diálogo entre os protagonistas desses conhecimentos.

O 6º CBEU abrangerá trabalhos e discussões aplicáveis em todas as áreas temáticas de extensão e, ao editar os resultados das ações desenvolvidas nestas áreas possibilitará as IES, e aos públicos envolvidos novas formas de planejamento, políticas, diretrizes e indicadores.

Serviço:

6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
Data: de 19 a 22 de maio de 2014
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA). Rua Augusto Corrêa, 01. Bairro Guamá. Belém.

Mesa Universidade, Extensão e Diversidade
Data: 22 de maio de 2014.
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA.

Texto: Janine Bargas/Agência Cidadã UFPA
Edição: Ize Sena