Instituto Confúcio na Uepa iniciará atividades em março

Enviado por Ize Sena em Qua, 20/01/2016 - 12:02

Representantes do Instituto Confúcio, da China, reuniram-se nesta terça-feira (19), com o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, para discutir a fundação do Instituto em Belém e os termos da parceria com a Universidade. A Uepa será a primeira Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil a ser uma das sedes do Instituto.

O objetivo é difundir a língua e cultura chinesa ao redor do mundo, à medida que a importância econômica e estratégica da China aumenta. No Brasil, já há parcerias com instituições de Brasília, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em Belém, o Instituto estará sediado no prédio da Editora da Uepa (Eduepa).

Na Universidade, o Instituto começará as suas atividades em março deste ano e oferecerá cursos de mandarim para estudantes de graduação e pós-graduação, além de bolsas de estudo para a realização de intercâmbio na China. Inicialmente, serão oferecidas 15 bolsas para estudantes da Uepa, de graduação, mestrado e doutorado.

De acordo com a professora e tradutora do Instituto, Xu Mengze, as bolsas servirão para construir pontes entre as instituições. “Além do ensino da língua e da difusão da cultura, o objetivo é estabelecer parcerias entre universidades. No próximo ano, vamos mandar estudantes nossos para estudar cá e os estudantes brasileiros poderão frequentar cursos na nossa universidade, na China. Vamos oferecer bolsas, que incluam residências, alojamento, etc.”, informa Xu Mengze.

Já para o vice-diretor do Instituto Confúcio, Pang Hui, as parcerias com o Brasil são importantes pela proximidade de interesses entre os dois países. “China e Brasil são dois países muitos grandes e com potência econômica muito forte. Através dessa relação acadêmica e institucional, vamos estabelecer cooperações econômicas, nas ciências e em outras áreas. No Norte do Brasil, nós somos o único Instituto Confúcio Nós ligamos dois países, duas universidades, duas cidades”.

O reitor da Universidade afirma haver potencial nessa parceria, sobretudo, para o desenvolvimento da região. “Esse acordo de cooperação é de interesse do Estado do Pará. Cada vez mais os negócios com a China têm-se expandido no Brasil e o Pará tem vários interesses comuns com a China. Esse Instituto nos interessa para o desenvolvimento do nosso estado, por meio do ensino da língua e da cultura chinesa, com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países”, declara Juarez Quaresma.

A parceria envolvendo a Uepa já vinha sendo discutida entre o Governo do Pará e representantes do Instituto Confúcio há cerca de três anos. O acordo foi efetivado em 2014, quando a presidente Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram um acordo para a instalação de sedes do Instituto no Brasil.

Texto: Sergio Ferreira Junior/Ascom-Uepa
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa