Cursinho gratuito da Uepa preenche todas as vagas

Enviado por Ize Sena em Sáb, 16/01/2016 - 12:03
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) esteve repleta de estudantes que pretendiam se matricular no Cursinho Alternativo, na manhã desta quarta-feira, 20. Neste ano, o cursinho ofertou 240 vagas, voltadas a pessoas que estão cursando o 3º ano ou já concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino.
 
Como todas as vagas foram preenchidas, os candidatos que não conseguiram efetuar a matrícula, puderam se inscrever em uma lista de espera e poderão ser chamados, em caso de desistência ou falta de comparecimento.
 
O início das aulas está previsto para o dia 13 de fevereiro de 2016, com quatro turmas de 60 alunos cada. As aulas ocorrerão aos sábados, das 8h às 19h, com intervalo para almoço. Ao longo do ano, haverá aulas especiais de revisão, que poderão ocorrer aos domingos.
 
O cursinho é um projeto de extensão e visa à preparação desses estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As disciplinas ministradas serão Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Redação.
 
O diretor do cursinho e acadêmico de Física da Uepa, Flávio Júnior, informa que a procura tem sido grande desde o início do projeto, em 2007. Segundo ele, o fato de o cursinho ser oferecido no âmbito de uma Universidade, gratuitamente, é certamente um diferencial, que requer engajamento. “Como nesse cursinho o ensino é totalmente gratuito, nós esperamos do aluno o comprometimento, que ele esteja presente e não falte às aulas”.
 
O objetivo dessa ação é oferecer um reforço à formação dos estudantes da rede pública, devido a carências ainda existentes no ensino. O diretor do cursinho informa que ele foi criado, devido a um projeto de pesquisa da Universidade, que constatou que apenas 20 a 30% do conteúdo eram concluídos com os alunos do Ensino Médio.
 
A estudante Adrielly Karoline, que pretende cursar a Licenciatura em Filosofia na Uepa, conta sobre as motivações para o ingresso. “Procurei o cursinho para ter um preparo bom. O ensino público poderia ser melhor, mas greve e outras questões fazem com quem nos atrasemos. Os períodos se tornam curtos e não podemos nos aprofundar em assuntos que o Enem cobra”, fala a estudante.
 
FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES
 
Além dessa oportunidade para vestibulandos, o Cursinho Alternativo é um espaço de formação e prática pedagógica, em que os acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Uepa têm a oportunidade de se aperfeiçoar.
 
A equipe que compõe o projeto é formada por cerca de 30 acadêmicos, dos cursos de Biologia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia e Secretariado Executivo Trilíngue. 
 
A acadêmica de Geografia, Loren Willoth, que atuará pela primeira vez como professora, conta sobre o que espera do cursinho. “Ele é uma oportunidade que a gente tem de fortalecer o que o nosso curso está nos proporcionando, de colocar em prática aquilo que a gente aprende em sala de aula e ajudar”, afirma a acadêmica.
 
Texto: Sergio Ferreira Junior 
Foto: Josi Mendes