Conselho Estadual de Educação reconhece curso de Biomedicina

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 22/01/2016 - 17:33

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/Pa) o curso de Biomedicina. O processo de avaliação ocorreu no final de novembro de 2015, por uma equipe técnica do CEE. Eles visitaram as instalações do curso, analisaram a grade curricular, formação dos docentes, laboratórios e os demais aspectos que compõem a graduação, para então emitir o parecer positivo, que chegou a Universidade nesta quinta-feira, 21 de janeiro.

O coordenador do curso de Biomedicina, Nelson Ribeiro, frisa os benefícios do reconhecimento. “ Os alunos poderão participar de eventos, concorrer a bolsas em projetos,  como no Programa Ciência Sem Fronteiras. Antes disso eles não podiam concorrer. Qualquer evento nacional estavam impossibilitados.  Ficamos satisfeitos e felizes por saber que segundo os critérios de avaliação, o curso tem condições de funcionar”, diz ele.

Delmo Silva de Oliveira, representante da Uepa e conselheiro da Câmara de Educação Superior no CEE, ressalta que Biomedicina era a única graduação que faltava ser reconhecida na Universidade. “ Todos os cursos da Uepa estão regularizados. Biomedicina passará por nova avaliação daqui a cinco anos. Esse é o tempo máximo que cada curso recebe antes de ser novamente avaliado. Houve o esforço  da Uepa e CEE na parceria da promoção da educação superior no Pará”, ressalta.

BIOMEDICINA

Atualmente, a Uepa está com duas turmas de Biomedicina em Belém e três turmas em Marabá. Na capital, o curso se iniciou em 2014 e funciona nos turnos vespetino/ noturno. Em Marabá, começou em 2012, nos turnos matutino/vespertino. A primeira turma se forma no primeiro semestre de 2016.

A graduação objetiva formar pro­fissionais da área de saúde plenamente capacitados e integrados aos fenômenos da sociedade, capazes de atuar efetivamente no processo de desenvolvimento social, cultural, econômico e político do país, sobretudo no que se refere às questões de âmbito regional relativas à saúde no sentido de diagnóstico, cura e prevenção das doenças.

O profissional biomédico pode exercer atividades técnicas e científicas em pesquisa básica e aplicada, em programas voltados para a área de saúde e para o meio ambiente. O campo de atuação se estende para a indústria de alimentos, medicamentos, biotecnologia, bem como as instituições de saúde (análises clínicas e banco de sangue).

Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa

Foto: Mácio Ferreira