Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia oferta 8 vagas

Enviado por Ize Sena em Ter, 26/01/2016 - 18:24

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferta oito vagas para o Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia. As inscrições ocorrem de 1 de fevereiro até 1 de junho de 2016, por fluxo contínuo, até preencher o número de vagas.

O curso destina-se a profissionais com título de mestre em programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e que tenham publicado ou aceito para publicação, pelo menos, um artigo em revista indexada na Capes com Qualis A ou B.

Os interessados devem entregar na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, bairro do Marco, em Belém, três cópias do pré-projeto de Tese, Formulário de inscrição devidamente preenchido, cópias da carteira de identidade, título de eleitor, CPF, certidão de nascimento ou casamento, entre outros documentos listados no Edital. A Secretaria do Programa funciona de 8h as 17h, de segunda a sexta, exceto em feriados e recessos acadêmicos.

Após análise da documentação apresentada, o Colegiado do Programa decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição. O resultado será divulgado até cinco dias úteis após a data da inscrição, na Secretaria do Programa.

A Seleção constará de duas etapas. A primeira de avaliação do projeto de tese encaminhado pelo candidato e a segunda de análise do Curriculum Vitae. Todas as avaliações terão nota máxima de 100. A pontuação mínima exigida em cada etapa é de 70 pontos.

O Curso de Doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia, recomendado pela Capes, em nível 4, está estruturado em uma área de concentração: Biologia de agravos infecciosos na Amazônia, e três linhas de pesquisa. São elas: Epidemiologia de Microrganismos e Parasitos; Fisiopatologia humana e experimental de processos infecciosos; e Morfofisiologia e genética dos agentes infecciosos, parasitários e vetores de endemias na Amazônia.

Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade de quotas pelo Programa junto à Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Amazônia de Amparo e Estudos e Pesquisas(Fapespa).

Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira