Uepa oferece atendimento para pessoas com parkinson

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 11/02/2016 - 11:51

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Curso de Licenciatura em Educação Física, oferece a comunidade externa vagas para o Programa de Treinamento Resistido, que estimula por meio de exercícios físicos pacientes com doença de Parkinson.

O objetivo do Projeto, baseado em evidências científicas, atua na reabilitação da força e manutenção da massa muscular por meio da prática do treinamento resistido. Todas as atividades ocorrem no Laboratório de Exercícios Resistidos e Saúde (Leres).

Os interessados devem se dirigir ao Campus III da Universidade, munidos de uma foto 3x4, comprovante de residência e um atestado médico com liberação para a prática de atividades físicas. Para o primeiro semestre de 2016 todas as vagas foram preenchidas, entretanto, os pacientes que desejam participar do Programa no segundo semestre, já devem realizar entrevista e avaliação.

As atividades são acompanhadas por 15 profissionais, entre professores e alunos, de diversas áreas do conhecimento, entre elas estão, educação física, fisioterapia, enfermagem e nutrição.

“Os dados produzidos pelo trabalho são confidenciais de cada paciente, e posteriormente apresentados em congresso internacionais com intuito de produzir mais dados que possam ser utilizados na produção de novas terapêuticas para os pacientes com doença de Parkinson”, afirma o coordenador do Projeto, Erik Alves.

Para o primeiro semestre, os atendimentos serão iniciados no dia 22 de fevereiro e ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, no horário de 14h às 16h. O Projeto nasceu em 2014 a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela Uepa, e já atendeu mais de 50 pessoas.

Texto: Miguel Alves/Ascom-Uepa