Para reforçar o conhecimento que os acadêmicos dos cursos de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (Uepa) têm sobre o corpo humano, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) oferece gratuitamente o curso online “Anatomia para Estudantes da Saúde 2.0”. A capacitação dispõe de 200 vagas e recebe inscrições até às 23h59, de 27 de fevereiro, pelo site http://goo.gl/forms/NHOkCWZw1k.
As vídeo-aulas estarão disponíveis a partir de 14 de março, no canal do YouTube ‘’UEPA-CCBS.EaD”. O acesso é livre para todo o público. Entretanto, somente os primeiros 200 inscritos terão login e senha na Plataforma Moodle, ambiente virtual adotado pela Uepa para acesso às baterias de exercícios, fóruns e provas. A realização das atividades é primordial para o recebimento da certificação.
A divulgação dos inscritos ocorrerá em 29 de fevereiro, às 9h, em transmissão ao vivo pelo site https://sites.google.com/site/anatomiauepa2016/. Todos os sorteados receberão um e-mail para se cadastrarem e também poderão confirmar o resultado do sorteio no site da Uepa e na página do CCBS no Facebook. Caso sobrem vagas, elas serão sorteadas na primeira semana de março.
O curso tem duração de quatro meses. Ele é composto de 10 módulos. Ao término de cada módulo o aluno fará um exercício e mais uma prova com 70 questões. No final da avaliação, o sistema automaticamente informa o desempenho do aluno.
As aulas são ministradas por graduandos dos cursos de saúde da Uepa. Eles passaram por avaliação de professores, que os qualificaram como aptos a lecionarem os conteúdos. De acordo com um dos diretores do curso online, o acadêmico de Medicina, Luigi Silva, 23 anos, é dever dos estudantes da saúde dominar as características de cada órgão do corpo humano.
“ O estudo da anatomia é essencial para compreender o corpo humano, porque todos as área da saúde vão lidar com pacientes. Ela é a base para o entendimento de várias doenças. A anatomia é o estudo da ciência que divide o corpo em partes e o que podemos ver a olho nu. Cada órgão possui suas propriedades como formato, relação com órgãos ao redor”, enfatiza Luigi.
Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa