Acordo garantirá intercâmbio com universidade polonesa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 15/02/2016 - 18:47
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) se prepara para firmar mais um convênio internacional. Desta vez a parceria será com a Lublin Universidade de Tecnologia (Politechniki Lubelskiej), localizada na Polônia. Na tarde desta segunda-feira (15), representantes da Faculdade de Administração da Universidade polonesa, Ewa Bojar e Matylda Bojar, estiveram na Reitoria da Uepa para reforçar o Acordo de Cooperação já firmado e assinado pelo reitor, Juarez Quaresma.

Ewa Bojar e Matylda Bojar foram recebidas pelo vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso da Silva, pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, professores e alunos. O acordo é mais uma oportunidade dada à comunidade acadêmica para desenvolver projetos e pesquisas conjuntas, por meio de programas de intercâmbio e até concorrer a bolsas de doutorado.

A professora Ewa Bojar destacou que a parceria viabilizará troca de experiências nas áreas de tecnologia, engenharia, saúde, negócios e até administração. “Esperamos poder envolver todas as áreas de ambas as universidades. Queremos trocar conhecimento. Fazer um contrato bilateral”, diz ela.

Na próxima semana, os representes da Lublin Universidade de Tecnologia retornam à Polônia para entregar o acordo nas mãos do reitor da Universidade polonesa, Piotr Kacejko. A partir da assinatura do reitor da Lublin, é que o acordo estará oficializado e poderá dar prosseguimento das ações conjuntas.

De acordo com o vice-reitor, Rubens Cardoso da Silva, o acordo lança desafios à Uepa. “Essa cooperação bilateral abre espaços para novas experiências e tecnologia que temos. Isso nos aproxima na percepção dos problemas inerentes aos desafios da Universidade. A possibilidade é que no segundo semestre os intercâmbios se iniciem”, destaca ele.

Às 10h desta terça-feira, 11 de fevereiro, as polonesas Ewa Bojar e Matylda Bojar estarão no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), reunidas com a direção do campus V, pesquisadores, professores e alunos para conhecer projetos na área de tecnologia e meio ambiente, que poderão ser desenvolvidos em parceria.

Texto e Foto: Renata Paes/Ascom-Uepa