Servidores são qualificados para dominar sistema de convênios

Enviado por Ize Sena em Sex, 19/02/2016 - 15:50

 

Servidores dos setores de planejamento, financeiro e convênio da Reitoria e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram nesta sexta-feira (19), no campus I, de um treinamento para utilização do Sistema de Convênios (SICONV), criado pelo Governo Federal(GV), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão(MPOG), Controladoria Geral da União(CGU) e Serviço Federal de Processamento de Dados(SERPRO).

O SICONV, por meio da Ordem Bancária Voluntária de Transparência (OBVT), faz o controle e prestação de contas dos convênios firmados entre Uepa e Ministério da Saúde - o Pró-Saúde Belém e Pró-Saúde Santarém. Os convênios são destinados à aquisição de equipamentos para os setores de saúde, qualificação profissional, pagamento de diárias, prestação de serviços, entre outros.

Denominada de “Agilidade na Execução e Inclusão das Informações no SICONV e OBVT”, a capacitaçãofoi feita pelo coordenador substituto na Análise de Contas da Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde, de Brasília (DF), Octavio Moreira Gouveia. Ele destacou a necessidade de dominar a ferramenta online. “Essa é uma capacitação para o controle dos convênios, concedentes e dos órgãos fiscalizadores”, diz ele.

O coordenador de Convênios e Projetos da Uepa, Antonio Coelho, ressalta a necessidade de os servidores estarem habilitados a utilizarem o SICONV. Para ele, o Sistema dá lisura aos processos dentro da Universidade. “ Ele (SICONV) funciona como um portal de transparência. Todos os convênios estão registrados lá e serão controlados por esse sistema. Esse curso habilita mais os servidores a realizarem os pagamentos”, diz ele. 

Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa

Foto: Bianca Almeida/Ascom-uepa