Ética é tema de Aula Inaugural do Mestrado em Educação

Enviado por Ize Sena em Qui, 03/03/2016 - 14:07

A ética foi o principal tema de discussão na Aula Inaugural da turma 2016 do Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A turma recebeu na manhã de hoje, 3 de março,  a visita do professor pós-doutor Alípio Casali, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em palestra para o auditório lotado, no Centro de Ciências Sociais e Educação(CCSE), ele discorreu sobre a importância da ética nas universidades. A programação de acolhida dos novos mestrandos segue durante a tarde de hoje.

“Não podemos pensar em outro lugar em que a ética é mais assumida e tratada como projeto do que a universidade”, resumiu o especialista. Na palestra intitulada Uma Universidade Ética para o Futuro: Responsabilidades da Pesquisa em Educação, Casali defendeu pontos importantes para que uma instituição seja reconhecida como ética, dentre eles a sociodiversidade – convivência de indivíduos de diferentes culturas -, e a promoção, efetivação e universalização dos direitos humanos e da democracia. A mercantilização do ensino superior foi outro ponto abordado durante a fala do professor.

Casali destacou ainda a importância da autonomia e liberdade de pensamento para o ambiente universitário. “Se a universidade não tiver autonomia, não terá como cumprir o critério de ser universal e crítica e não poderá ser considerada ética”, ponderou. A coordenadora da acolhida aos mestrandos, professora Tânia Lobato dos Santos, definiu o professor pós-doutor Alípio Casali, como a escolha certa para inaugurar a turma. “Ele é um dos maiores responsáveis pelo surgimento deste curso de mestrado. Foi professor de quase todos os professores que hoje formam novos mestres aqui”, observou.

A programação segue na tarde de hoje com a palestra que apresenta o Programa de Pós-Graduação em Educação da Uepa e Avaliação Capes, às 15h, ministrada pela coordenadora do Mestrado em Educação, professora Ivanilde Apoluceno. Em seguida, a palestra A Natureza da Pesquisa na Pós-Graduação Stricto Sensu: do Mestrado ao Pesquisador de Carreira, dos professores da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Emmanuel Ribeiro Cunha e Marta Genu Soares.

Texto e fotos: Fernanda Martins