Reitor inaugura espaços no Campus III

Enviado por Ize Sena em Sex, 04/03/2016 - 15:36
Os alunos do curso de Educação Física contam, a partir de hoje (4), com novas dependências no campus. O reitor Juarez Quaresma inaugurou pela manhã a biblioteca Professor Jonathas Pontes Athias – que agora conta com um elevador para Pessoas Com Deficiência (PCD), o Laboratório de Anatomia e Antropometria em Educação Física (Laapef), e o Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas (Lafad).

Após o desvelo das placas inaugurais, o reitor agradeceu a todos na reabertura das salas, em especial aos servidores envolvidos diretamente na execução das reformas e destacou entre os espaços, a biblioteca. “Estou muito feliz em poder atender esta demanda antiga dos alunos. É mais um exemplo da parceria entre a gestão e o curso de Educação Física, uma de muitas que ainda virão”, declarou.

Durante a solenidade, o reitor pediu um minuto de silêncio em memória do aluno de Educação Física Ailon do Nascimento, de 20 anos, que faleceu ontem vítima de infarto fulminante durante um jogo de futebol da Uepa.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Ilma Pastana também celebrou a reabertura da biblioteca, mas destacou, acima de tudo, a ampliação da acessibilidade do campus. “A obra da biblioteca passou por várias coordenações e todas tiveram a sensibilidade de vislumbrar a importância da acessibilidade aos espaços da biblioteca, além da construção de salas de aula térreas, o que mostra o compromisso das gestões e da comunidade acadêmica com estas adaptações”, ponderou.

Entretanto, ninguém estava mais emocionado com a inauguração do que o artífice de manutenção Paulo Sérgio Viana, de 53 anos, 35 destes dedicados ao serviço na Uepa. Paulo, que participou ativamente da construção da primeira biblioteca no campus, sofreu um acidente que lhe deixou sem o uso das pernas há quase três anos. Na manhã de hoje, ele estreou o elevador, junto com o reitor e pôde adentrar o espaço pela primeira vez desde o ocorrido. “Eu gostava muito daqui, visitava sempre. Depois do acidente, fiquei impossibilitado de subir. Estou muito feliz de poder voltar a frequentar este espaço, que é muito especial para mim”, disse.

Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Antônio Cesar Matias, tão importante quanto a disponibilização dos laboratórios para os alunos é a institucionalização deles. “Antes, os laboratórios existiam, mas não eram institucionalizados. Agora, eles são mais um passo rumo a futura criação de especializações, mestrados ou doutorados gratuitos, com apoio das agências fomentadoras, como a Capes, CNPq e até o MEC”, ressaltou. Tanto o Laapef quanto o Lafad tiveram pisos e paredes renovados e pintados, além de adaptações estruturais necessárias para a modernização. Todos os espaços já estão disponíveis para uso dos alunos.

Texto: Fernanda Martins/Ascom Uepa
Fotos: Nailana Thiely/ Ascom Uepa