Palestras sobre Inglês atraem comunidade acadêmica

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 08/03/2016 - 13:28
O representante da Universidade de Kent (UKC), James Banner, ministrou nesta terça-feira, 8, palestras sobre compreensão, pronúncia e inglês acadêmico, em dois campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Durante a manhã, houve as palestras Understanding native speakers Academic writing no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), e durante a tarde, a palestra Academic writing, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
 
Nas palestras, James Banner falou sobre expressões de falantes nativos, que para não-nativos são difíceis de entender. Ele exibiu trechos de filmes, falou sobre sotaques, destacando a diferença entre o inglês internacional em contextos formais e aquele falado por nativos. Também foram realizados exercícios de escrita acadêmica, em que foram apresentados elementos básicos para a produção de textos científicos, a exemplo das conjunções e estilo específicos.
 
Para o representante da UKC, essa é uma oportunidade de a instituição estabelecer conexões com universidades em diversos países, sobretudo, naqueles com desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas. “Muitos acadêmicos ingleses têm ficado alerta à qualidade da pesquisa e dos estudantes brasileiros. Minha universidade está muito feliz em me apoiar nessa visita a um país como o Brasil, para dar essas palestras nas universidades, como um meio de formar ligações e parcerias. No caso de Belém, há fortes departamentos de Computação, de Ciências Biológicas e de Meio Ambiente, com que estamos interessados em estabelecer laços”, informa James Banner.
 
Além de estabelecer ligações, esse tipo de evento instiga estudantes e profissionais a estarem aptos a realizar atividades acadêmicas e escrever trabalhos nesse idioma. A estudante de Letras – Língua Inglesa, Ana Paula Álvares, comenta sobre a palestra e a relação com a formação. “Ela nos deixou por dentro do que esperar de um professor estrangeiro e sobre o que nos espera fora do Brasil, porque muitos de nós queremos expandir, por meio de intercâmbio, da pesquisa e da atuação profissional”.
 
A coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá, afirma que “esse é um evento com caráter internacional, que torna os alunos mais conscientes sobre a necessidade de internacionalizar a Universidade, sobre a vinda de mais pessoas que não falam português, pessoas de outras culturas, que vêm aqui, trocar conhecimentos. Por isso, pretendemos realizar cada vez mais eventos como esse”.
 
LINGUA INGLESA PARA IR ALÉM
 
As palestras foram organizadas pelo Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, da Uepa, e contou com a participação de graduandos desse e de outros cursos, servidores, docentes e pessoas de outras instituições. Segundo uma das organizadoras, a professora do Curso, Sandra Mina Takakura, “essas são oportunidades que fazem os estudantes buscarem intercâmbios, programas de treinamento para professores, projetos de universidades, bolsas. Há muitos programas e, às vezes, não há muita procura”.
 
De acordo com James Banner, estudantes internacionais são 25% dos alunos da Universidade de Kent. Mas ainda há poucos oriundos da América Latina e, especificamente, do Brasil, não só em Kent, mas em todo o quadro europeu. Por isso, ele destaca a relevância do domínio da língua e oportunidades de bolsas, como as do Programa Erasmus Mundus, da União Europeia. 
 
Ao fim da palestra, o professor enfatizou a importância de o estudante de inglês criar rotinas de aprendizado da língua e não depender só de aulas e de professor. Para isso, o uso de recursos online pode ser útil. Recursos como o material sobre o uso acadêmico de inglês da própria UKC, o BBC Learning English, o British Council Learn English, entre outros.
 
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely