Uepa e Fapespa lançarão edital de fomento à pesquisa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 08/03/2016 - 18:15
A Universidade do Estado (Uepa) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) se preparam para lançar um edital de fomento à produção de projetos, voltado especificamente para os Grupos de Pesquisa da Uepa, cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Algumas normas já foram pré-estabelecidas pelas duas instituições. Uma delas é que cada Centro de Ciências da Uepa poderá submeter diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) diversas propostas com coordenações distintas e independentes, desde que se enquadrem nas características do edital.

O edital estabelecerá ainda que qualquer docente efetivo, pertencente ao quadro da Universidade, pode ser coordenador de proposta. Basta que esteja em pleno exercício das atividades e vinculado a um dos grupos de pesquisa. Não será permitida a participação de professor que esteja cedido para outros órgãos ou que vincule as propostas apresentadas a qualquer tipo de coordenação ou cargo de direção.

Entre outras normas, também será dada prioridade para propostas que se enquadrem em mais de uma temática e que sejam elaboradas por mais de um Grupo de Pesquisa. Os projetos serão avaliados por comitê específico, a ser constituído por professores doutores não pertencentes ao quadro da Universidade.

INVESTIMENTO
Os recursos serão oriundos e geridos pela Fapespa. A estimativa é que seja na ordem de 1 milhão de reais, distribuídos em três linhas de pesquisa: 1) Tecnologia e Processo para a Verticalização das Cadeias Produtivas no Estado do Pará; 2) Inovações e Impactos Sociais para o desenvolvimento Humano no Estado do Pará; e 3) Desenvolvimento de Tecnologias de Saúde voltadas para o Sistema Único de Saúde no Estado do Pará.

O objetivo é que esses recursos sejam investidos igualitariamente nos três Centros de Ciências da Uepa, desde que as propostas tenham mérito científico. Caso as ações apresentadas não atendam a este critério em uma determinada linha de pesquisa, os recursos serão distribuídos pelas demais propostas aprovadas nas outras linhas, em ordem decrescente de prioridade.

A parceria com a Fapespa e a efetiva realização de projetos representa o estímulo à pesquisa científica e o consequente investimento na Universidade, avalia o reitor Juarez Quaresma. “Serão contempladas despesas de custeio e de material permanente. Além disso, um percentual mínimo de 30% dos recursos será destinado a investimentos nos campi localizados fora da capital”, destaca.

O edital está em fase de conclusão e deverá ser lançado até o final do primeiro semestre de 2016.

Texto: Ize Sena