Livro retrata os desafios da educação no Pará

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 08/03/2016 - 18:51
Na tarde desta terça-feira, 8 de março, ocorreu na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o lançamento do livro Reflexões acerca da formação e atuação do professor em diferentes contextos, da pós-doutora em educação, Socorro Hage. A obra traz um artigo escrito por ela, que revela o atual quadro da formação dos professores de educação infantil no município de Igarapé-Açu.

De acordo com Socorro Hage, é elevada a precarização na formação dos professores que lecionam nas escolas em Igarapé-Açu. “Os professores que participaram da pesquisa, a maioria só possui graduação. Tem professor que tem apenas o ensino médio. Eles alegam que trabalham de manhã, tarde e noite, e por morarem em município distante da capital, encontram dificuldade em vir para Belém se especializar”, diz a pós-doutora.

Para ela, a finalidade da obra é ajudar os professores na reflexão sobre o ensino no Estado do Pará. “Nossa principal proposta é fazer com que essas reflexões cheguem aos professores e eles troquem experiências”, ressalta.

O livro foi desenvolvido durante o estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Socorro é professora itinerante da Licenciatura em Pedagogia, nos campi de Igarapé-Açu, Moju, São Miguel do Guamá e Vigia. Familiares, amigos, professores, alunos  e ex-alunos estivem presentes no lançamento.

O reitor da Uepa, professor Juarez Quaresma, foi um dos convidados a parabenizar o trabalho da docente. “Fico feliz como gestor em ver que o resultado do pós-doutorado resultou em uma publicação que vai contribuir para a Universidade. Quando se quer, se faz um bom trabalho, a despeito de todos os desafios da educação no Estado, quando se tem força de vontade, se consegue fazer. A Socorro prova que é possível fazer pesquisa de qualidade fora de Belém”, frisa ele.

Além de lecionar, a docente também coordena o grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP), surgido a partir das experiências acadêmicas da professora e da demanda por pesquisar as necessidades da educação no interior do Pará.

Participaram também da coletânea, pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Texto: Renata Paes
Foto: Renata Pinto/ Ascom Uepa