Formação de docentes é tema de Simpósio em Santarém

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 15/03/2016 - 12:41

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, promove nestas terça e quarta-feira, 15 e 16, o I Simpósio de educação e formação de professores: reflexões e perspectivas. O evento ocorre às 19h, no Auditório do Campus XII da Uepa, com inscrições gratuitas.

O objetivo do Simpósio é iniciar uma discussão interdisciplinar sobre a formação de professores nos diversos contextos da Amazônia. Na perspectiva dos organizadores, a realização do evento em Santarém é relevante porque atende a demanda tanto da Uepa quanto da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), ambas com cursos de licenciatura.

A programação do Simpósio consiste em quatro palestras, com docentes da Ufopa e da Uepa. No primeiro dia, 15, houve a palestra Educação e Cultura, por Itamar Rodrigues Paulino (Ufopa), e O impacto das tecnologias na formação do professor, por Tânia Suely Brasileiro (Ufopa). No último dia do evento, 16, há as palestras serão Educação e inclusão, por Patrícia Reyes Ferreira (Uepa), e A dimensão ética e formativa no ensino de música na escola, por Luis Percival Leme de Brito.

O foco é a formação de professores de ensino básico e os desafios ainda hoje enfrentados no estado do Pará e na região amazônica. De acordo com a coordenadora do curso de Música e do Simpósio, Milena Araujo, essas palestras são pensadas para fornecer espaço a um debate complexo e necessário. “Eu acredito que, por estarmos trabalhando em uma universidade pública, temos que dar um retorno para a sociedade. Nada mais justo do que reconhecer a relevância da educação, com esse olhar na formação básica. A educação de qualidade passa pela reflexão. Hoje há muito conteúdo e pouco tempo para pensar sobre falhas que precisam ser minimizadas”, ressalta.

Além disso, o evento busca abordar as complexidades do tema, em que questões culturais, como repertório, tradição e pertencimento são parte da formação dos indivíduos e devem ser consideradas na educação. “O objetivo é fazer uma grande discussão com algumas linhas da formação de professores. Nessa primeira edição do Simpósio, nós pretendemos chamar a atenção dos cursos de formação de professores para discutir a importância da formação abrangente”, informa um dos organizadores, o docente de Educação Física, Wenderson Sousa.

Além de discentes e docentes da Uepa e Ufopa, os organizadores esperam a participação de acadêmicos de instituições de ensino particular, para quem também esse debate é necessário. As inscrições já estão encerradas. Os participantes receberão certificados digitais.

I Simpósio de educação e formação de professores: reflexões e perspectivas

Inscrições: encerradas;

Horário/Data: das 19h às 22h, de 15 a 16 de março de 2016;

Local: Auditório do campus XII da Uepa, na avenida Plácido de Castro, nº 1399, bairro Aparecida, em Santarém.

Texto: Sérgio Ferreira/Ascom Uepa

Foto: Mácio Ferreira/Arquivo Ascom Uepa