CCBS comemora 45 anos do curso de Medicina

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 22/03/2016 - 14:58

A Universidade o Estado do Pará (Uepa) iniciou ontem à noite, 21 de março, no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), as comemorações pelos 45 anos do curso de Medicina da Uepa. Ex- coordenadores, professores e alunos prestigiaram a cerimônia e foram homenageados com Portarias de Elogios, entregues pela atual gestão.

A doutora em microbiologia, Ruth Brasão, 77 anos, foi uma das fundadoras do curso e homenageada. Ela lecionou na Uepa de 1972 a 2000. Ruth recorda os momentos vividos como professora da disciplina de microbiologia e imunologia. “Agora está tudo muito diferente da minha época. Sinto orgulho de ter trabalhado aqui. O ensino é muito bom. Tenho um filho médico formado por aqui. Ele mesmo decidiu cursar na Uepa. Ele se formou em 1993”, destaca.

O reitor da Universidade, Juarez Quaresma, ressaltou que o curso faz história no Estado do Pará. “Temos nossos programas de Residência Médica, que congregam vagas em vários hospitais da rede pública. Foi o primeiro curso de medicina a se interiorizar. Isso mostra a força desse curso. A coragem mais recente foi a de mudar o nosso projeto pedagógico. Só tenho a agradecer por fazer parte dessa família”, diz ele.

O cardiologista e ex-reitor da Uepa, Paulo Toscano, fez um apanhado histórico do curso de Medicina, que surgiu por intermédio da Faculdade de Medicina do Estado do Pará (FEMP), em 12 de março de 1971. A entidade mantenedora da FEMP era a Fundação Educacional do Estado do Pará. A partir de 1994, com a criação da Uepa, Medicina passou a integrar o CCBS.

Em discurso, a coordenadora do curso, Elaine Xavier, e o vice-diretor do CCBS, Emanuel de Jesus de Sousa, agradeceram por fazerem parte da história da Medicina na Universidade. A pró-reitora de extensão, Mariane Franco, divulgou as próximas programações em comemoração ao aniversário. “ Teremos nesse ano a Jornada Científica, concurso do Selo Comemorativo dos 45 anos, Semana da Saúde, Baile de Medicina, culto ecumênico para celebrar o Dia do Médico e galeria dos ex-coordenadores”, pontuou ela.

Texto: Renata Paes
Foto: Renata Pinto