Uepa tem bolsas aprovadas no PET-Saúde

Enviado por Josi Mendes em Sáb, 19/03/2016 - 11:36

Acadêmicos e profissionais das áreas de saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa) poderão concorrer a bolsas em atividades de integração ensino-serviço, por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O último edital do PET-Saúde, lançado pelo Ministério da Saúde(MS) no final do segundo semestre de 2015, selecionou propostas de projetos com duração de 24 meses e execução prevista entre março de 2016 e fevereiro de 2018. A Uepa submeteu projetos integrados e conseguiu a aprovação de 50 bolsas pelo edital.

As bolsas são destinadas a estudantes, profissionais de saúde preceptores, professores e coordenadores de projeto e de grupo PET-Saúde/GraduaSUS. A Uepa entrou com recurso para que o número de bolsas oferecidas seja de, no mínimo, 78. A Universidade aguarda até 4 de abril o resultado do recurso para iniciar os trabalhos de processo de seleção dos alunos bolsistas e não bolsistas.

Os projetos são organizados por meio de grupos tutoriais em que há tutor, os preceptores e os alunos, que podem ser bolsistas e voluntários, para atuarem na rede de atenção à saúde.

O Programa incentiva mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde, com vistas à formação qualificada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2008, a Uepa adere aos editais do PET-Saúde e já obteve resultados significativos. “O que foi muito marcante foram as ações pontuais que os grupos tutoriais desenvolveram nas unidades de saúde e nas comunidades”, diz a coordenadora do Pet-Saúde na Universidade, Raimunda Silvia Gatti Norte.

Texto: Ize Sena/ Ascom Uepa

Foto: Renan Viana/ Arquivo Uepa