Fórum discute as ações do Parfor no Pará

Enviado por Ize Sena em Qua, 23/03/2016 - 18:34
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediou nesta quarta-feira, 23, o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará (Forprof/PA), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as instituições que executam o Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Pará. Também participaram do evento, secretários municipais de Educação, coordenadores locais e membros de associações de professores.

O Fórum começou com uma mesa composta pelas Instituições de Ensino Superior responsáveis pelo Parfor no Pará. Integraram a mesa o reitor da Uepa, Juarez Quaresma; o representante da Coordenação Estadual do Parfor, vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Cefor/Seduc), Carlos Miranda; a coordenadora do Parfor na Uepa, Kátia Melo; o representante do Instituto Federal do Pará (IFPA), Luiz Otávio Mesquita; da Universidade Federal do Pará (UFPA), Márcio Nascimento; da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa), Maria Raimunda Costa; e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Ana Clédina Monteiro.

O objetivo da reunião foi prestar contas sobre as atividades realizadas pelas IES, apresentar as previsões para o período letivo de 2016 e o orçamento com o qual têm trabalhado, além de realizar um debate sobre os desafios à efetividade dessa política pública de educação no Pará. A necessidade desse debate está nas especificidades do estado que, situado na Amazônia, enfrenta problemáticas e possui situações que não existem da mesma forma em outras localidades. E, por isso, a educação na região tem quer ser pensada de forma complexa e específica.

Para a Uepa, o Parfor é uma ação relevante à medida que se alinha com o processo de interiorização do Ensino Superior. De acordo com o reitor da Universidade, Juarez Quaresma, o momento é para juntar forças e garantir o sucesso do Plano. “O Fórum é um espaço de apresentação e discussão das ações realizadas pelo Parfor nos diversos municípios, com objetivo de apontar mudanças de rumo, avaliações de contexto e de instaurar uma discussão permanente para o futuro da formação docente do estado do Pará. Nós precisamos estar unidos para atender às demandas da sociedade, estrategicamente, é unindo as secretarias e as IES é que nós vamos ter melhores resultados nessa formação”.

O Parfor é desenvolvido em municípios diversos das diferentes regiões do estado. A Uepa realiza as atividades do Parfor em lugares onde há campi e também onde não há. Nesses lugares, ela conta com as parcerias que têm sido estabelecidas com as secretarias municipais de Educação. De acordo com o coordenador do Cefor e representante da Seduc, Carlos Miranda, o Fórum também debate essa questão. “Estamos discutindo a colaboração técnica entre os munípios e as Instituições. O Fórum tem bastante contato com os municípios e tem trabalhado para garantir que as turmas acontençam nos seus respectivos municípios, e isso é um ponto que vem ao encontro do que o Governo do Estado deseja. Isso é algo em que nós conseguimos avançar, todas essas Instituições estão tendo apoio intensivos dos municípios no Pará”, comenta.

Na programação do Fórum, também houve a palestra Práticas pedagógicas de professores formadores e abordagem de Ciência, Tecnologia e Sociedade: o Ensino de Ciências rumo a novas percepções neste século XXI, ministrada pelo professor do Parfor e egresso da Licenciatura em Ciências Naturais da Uepa, Luan Sidônio. Na palestra foi abordada a conjuntura do ensino de Ciência e Tecnologia no ensino supeior do Pará.

O Parfor é um programa nacional voltado à formação de nível superior para professores que atuam no ensino básico e fundamental, com vistas a possibilitar uma formação continuada. As aulas são realizadas em período modular, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e agosto. Pela Uepa são oferecidos os cursos de Ciências da Religião, Ciências Naturais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras – Línguas Portuguesa e Inglesa, Licenciatura Intercultural Indígena e Matemática. Os municípios em que o Parfor da Uepa está presente são: Acará, Anajás, Barcarena, Breves, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Melgaço, Moju, Oriximiná, Paragominas, Redenção, Salvaterra, Santarém, Santarém, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Tucuruí e Vigia.

Confira a galeria de imagens aqui.

Texto: Sérgio Ferreira
Foto: Nailana Thiely