Ação educativa para mulheres do Centro de Reeducação

Enviado por Ize Sena em Qua, 23/03/2016 - 19:00
De 2000 a 2016, o número de mulheres presas no Brasil cresceu cerca de 570%, segundo o Ministério da Justiça. No Pará, o Centro de Reeducação Feminino (CRF), localizado em Ananindeua, atende mulheres custodiadas em regime semiaberto, fechado ou provisório, na busca de reintegrá-las à sociedade por meio do estudo e de projetos sociais. Com esse intuito, o CRF receberá na próxima segunda-feira, 28 de março, às 14h, representantes do Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que levarão o Projeto de Extensão ‘Planetário Móvel’ até o local.
 
Participarão da ação educativa, técnicos, estagiários e bolsistas da Uepa, acompanhados da professora e diretora do Centro de Ciências e Planetário, Sinaida Vasconcelos. Segundo ela, a ação é mais uma oportunidade de levar a todo e qualquer cidadão o conhecimento científico e tecnológico. “É interessante levar o projeto a um público diferente, porém, não menos importante, que são as mulheres do Centro. Será uma troca de experiências, já que nós vamos fazer demonstrações de experimentos da física e elas nos mostrarão experimentos artesanais envolvendo energia”, explicou a professora.
 
A equipe do Centro de Ciências e Planetário ainda fará sessões de cúpula com as estudantes do Centro, que possibilita a visualização dos astros e seus movimentos, dentro do Planetário Móvel. Já as alunas do CRF abordarão o tema A importância da energia ao longo do tempo, onde apresentarão um painel com a linha do tempo e o desenvolvimento da energia, além de apresentar as formas de energia existentes.
 
De acordo com o professor de Física da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sérgio Ferreira, os trabalhos com as alunas são feitos de forma interdisciplinar. “Além da física, elas também recebem aulas de sociologia e espanhol. A grande tarefa são elas se fazerem importantes e o estudo é a grande arma de reintegração delas com a sociedade”, frisou o professor, que também supervisiona o CRF. A programação ainda contará com uma apresentação musical do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Uepa.
 
Texto: Rafael Dias