Democracia e cenário político do Brasil são tema de debate

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 31/03/2016 - 13:57

Com o tema Democracia e Luta Política no Brasil, ocorreu nesta quinta-feira (31), a quarta edição do Café com as Ciências Sociais. O evento foi realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Edcuação (CCSE). O debate foi promovido pelas coordenações dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e História da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com o objetivo de refletir sobre a formação histórica e social do campo político e as recentes tensões na democracia brasileira.

A programação do Café com as Ciências Sociais envolveu uma mesa realizada pela manhã, com o tema “Filosofia e história social da democracia”, composta pelo coordenador do curso de Filosofia, Manoel Moraes Junior; do coordenador do curso de História, Jairo Nascimento; e do professor também de História, Tony Costa. À tarde, o tema é “Democracia e política na mesa”, composta pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Política da Universidade do Estado do Pará (UFPA), Roberto R. Correa, e da professora do curso de Ciências Sociais da Uepa, Marize Duarte.

A ênfase da primeira mesa foi nos sentidos de crise projetados pela mídia, instituições jurídicas e políticas. De acordo com os pesquisadores, há semelhanças entre o atual cenário e aquele que favoreceu o golpe militar em 1964: uma conjuntura em que ação midiática, sociedade civil, pânico moral, interesses da classe média e das elites criam pressões no governo, oferecendo alternativas paliativas.

Para um dos debatedores, Jairo Nascimento, a emergência desse fenêmeno é complexa e acabaria alterando as relações entre a sociedade e o sistema político brasileiro. “É preciso considerar o contexto atual, similar ao de 64. Nessa época, a sociedade avançava em conquistas sociais. Assim como houve avanços sociais e políticos nos governos Lula e Dilma. Isso incomoda o conservadorismo de setores da sociedade brasileira, inclusive da classe média. Assim como em 64, houve o levante do discurso anticomunista, a corrupção é hoje tema do dia, associada a um único partido. O propósito desse discurso é derrubar o governo para que esse projeto político de poder, que emerge desses setores conservadores, possa voltar à tona, numa perspectiva golpista”, afirma o professor.

O tema do evento era inicialmente uma discussão ampla sobre democracia no Brasil, mas, segundo o coordenador de Ciências Sociais, Mário Brasil Xavier, o debate passou a ser pensado de acordo com os acontecimentos recentes na política brasileira. “Essa presente conjuntura é de ameaça à democracia, de ameaça a direitos conquistados, de ameaça a liberdades conquistadas e às representações dessa democracia, construída tão fragilmente no Brasil. Nós promovemos essa discussão em torno de princípios da ética, de princípios da responsabilidade, de princípios da historicidade, das lutas políticas, dos fatos históricos, e da própria política. A Universidade tem um papel fundamental de disseminar essas ideias e opiniões”, declara.

O Café com as Ciências Sociais integra uma programação contínua, com mesas realizadas trimestralmente, nos campi da Uepa em que há curso de Ciências Sociais. Em edições anteriores, os acadêmicos e docentes dos cursos de Ciências Humanas e Sociais da Uepa e de outras instituições puderam debater temas como Estado, igreja, partidos políticos e movimentos sociais no Brasil e na Amazônia. A próxima edição está prevista para acontecer em abril.

Confira a galeria de imagens aqui.

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely