Uepa fomenta o crescimento regional em Marabá

Enviado por Ize Sena em Ter, 05/04/2016 - 11:15
Marabá completa hoje 103 anos como um dos municípios mais importantes do Pará. Quarto mais populoso, é a metrópole do Sudeste do Estado. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) se orgulha de fazer parte do crescimento da Cidade Poema, formando mão-de-obra para fomentar o mercado local e de todo o entorno. Atender a demanda da cidade por profissionais qualificados e acompanhar o desenvolvimento da região são os desafios abraçados pela Instituição.

A história da Uepa com Marabá começou há 22 anos, com a implantação dos cursos de Enfermagem e Educação Física. Desde então, a Instituição ampliou em mais de 4.000% sua estrutura. Atendendo as demandas locais, a Uepa se moldou para fomentar o crescimento da região sul do Pará. Por isso, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) foi o que mais cresceu, ofertando quatro cursos da área de Exatas que formam anualmente dezenas de engenheiros e tecnólogos, profissionais rapidamente transformados em mão de obra no crescente mercado de trabalho local.

A disponibilidade destes cursos em Marabá foi fundamental para que a estudante de Engenharia Ambiental, Manuele Sher, de 22 anos, pudesse cursar o nível superior. Natural de Jacundá, ela acredita ter encontrado  a vocação no curso. “No início, eu escolhi Engenharia Ambiental por causa mesmo da região, mas assistindo as aulas, percebi que fiz a escolha certa. Quero atuar nessa área e permanecer em Marabá, pois gostei bastante da cidade”, conta. A empolgação de Manuele é tamanha, que as sugestões para a Uepa incluem a criação de especializações tanto na Engenharia quanto nas demais áreas. “Quanto mais conhecimento pudermos adquirir sem precisar deixar o município, melhor”, conclui.

A área da Saúde foi o princípio da Uepa em Marabá e nela a Instituição apresenta dois cursos regulares: Medicina e Biomedicina. Compreendendo a tendência de formar os médicos que atenderão aos cidadãos na própria região, a iniciativa reduz a necessidade do deslocamento destes profissionais das capitais, que antes concentravam a formação. Além de atenderem as demandas de saúde da população local, os profissionais formados pela Uepa tiveram resposta bastante positiva do mercado de trabalho.

“Temos parcerias para estágio com diversas empresas locais. Outro dia, conversando com o dono de um laboratório que contrata três estagiários do curso de Biomedicina, recebi muitos elogios da atuação deles e à disponibilidade deste tipo de profissional ali mesmo em Marabá, pois do contrário, seria necessário trazer alguém da capital, o que onera o serviço. O empresário planeja, inclusive, contratar a aluna que mais se destacou”, relata a coordenadora do campus, Danielle Monteiro da Costa.

O expressivo desenvolvimento alcançado por Marabá, que atualmente possui o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) no Pará, elevou ainda a necessidade de professores do Ensino Básico, o que instigou a Uepa a abrir no campus os cursos de Ciências Naturais - Biologia e Química. Brevemente, a Universidade deverá disponibilizar também a habilitação em Física. Em 2015, a Uepa realizou audiências públicas para entender as necessidades locais ouvindo a população. Nestes encontros, foram solicitados pela sociedade marabaense os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Letras, Filosofia, Música e Ciências da Religião.

A exigência específica da região possibilitou também a criação de uma turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, este voltado exclusivamente para os povos indígenas locais, os Surui Aikewara e os Gavião. A primeira turma do curso acaba de defender suas monografias e muitos alunos já atuam como professores nas próprias aldeias, assumindo os rumos da educação e preservação de suas culturas.

E a relação da Uepa com a comunidade externa é cada vez mais ampla. Como atividades de Extensão, a Instituição mantém o projeto “Uepa vai à comunidade”, que leva oficinas, palestras e minicursos para escolas, assentamentos e comunidades rurais do entorno de Marabá e pretende iniciar este ano o “Uepa vai à escola”, que funcionará como um serviço de orientação vocacional para alunos do Ensino Médio, tanto da rede pública quanto privada. “É importante que os futuros calouros conheçam o curso e o que aquela profissão significa. Além de orientação em si, queremos combater a evasão, que ainda é muito alta no nível superior”, justifica a coordenadora.

Para o futuro, os planos são de expansão no Campus VIII. "O crescimento da Uepa desde 93 foi enorme, mas o desenvolvimento da região foi ainda maior. O principal desafio da Uepa em Marabá atualmente é ofertar mais cursos regulares, de forma a aperfeiçoar o ensino e fomentar a pesquisa", ressalta Danielle.

Uepa em Marabá:
-740 alunos
-45 professores
-22 técnicos
-7 cursos
-Atuando com campus próprio desde o ano 2000.
-22 discentes indígenas dos povos Gavião e Surui Aikewara
-Projeto Uepa vai à Comunidade leva oficinas, palestras e minicursos para escolas, assentamentos e comunidades rurais do entorno de Marabá.

Campus Marabá em números:
7 salas de aula
8 laboratórios
1 sala de videoconferência
2 salas para reuniões
1 bloco administrativo

O Campus VIII oferece os seguintes cursos: Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Naturais – Química, Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Biomedicina, Medicina e Licenciatura Intercultural Indígena.

Coordenação: Danielle Costa
Endereço: Avenida Hiléia, s/n – Agrópoles do Incra - Amapá - 68502-100 Marabá-PA Fone: (94) 3324-3400
Site: paginas.uepa.br/campusmaraba/

Texto: Fernanda Martins