Programa Pet-Saúde oferta 96 bolsas na Uepa

Enviado por Ize Sena em Qua, 13/04/2016 - 08:39

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inscreve de 14 a 17 de abril, os interessados a concorrerem as 96 vagas para alunos bolsistas e voluntários do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET (Saúde/GraduaSUS) - 2016/2017. São 48 bolsas distribuídas entre os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Biomedicina (somente voluntários), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e mais 48 para os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, e Educação Física, do Campus Santarém.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico, mediante o preenchimento da ficha de inscrição. É necessário que todos os dados sejam repassados corretamente. Caso haja aprovação, será necessário o cadastramento do aluno no sistema de informação gerencial do PET-Saúde/GraduaSUS (SIGPET).

Para concorrer, os interessados deverão estar regularmente matriculados, ter disponibilidade para dedicar-se ao projeto, no mínimo, 8 horas semanais em atividades programadas pelo coordenador, tutor e preceptores, entre outros. Os valores das bolsas terão como referência as Bolsas de Iniciação Científica, modalidade IC, em conformidade com a RN-015/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no valor de R$ 400,00.

O processo de seleção é composto de duas etapas: Avaliação do desempenho e Entrevista. Ambas realizadas, respectivamente, nos dias 25 e 26 de abril. O candidato terá até 24 horas após a divulgação do resultado para apresentar recurso, por meio do e-mail uepaprosaude@gmail.com. Mais informações no edital.

PET-Saúde/Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) executará, de 2016 a 2017, projetos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), aprovados pelos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). O objetivo do PET-Saúde/GraduaSUS é discutir a adequação dos projetos pedagógicos no atendimento às demandas de saúde da região. A proposta do Programa é integrar o ensino, o serviço e a comunidade, e envolver multi e interdisciplinarmente os atores do SUS e das universidades.

Segundo a docente do curso de Fisioterapia em Belém, Silvia Gatti, que será a coordenadora do Programa executado na capital, “o objetivo é fortalecer os projetos pedagógicos pela perspectiva de trabalhar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Cada curso terá um grupo no programa, com dois professores, três preceptores e quatro alunos”.

De acordo com o coordenador de Educação Física em Santarém, Luiz Fernando Gouvea, que será o coordenador do PET nesse município, o Programa tem características diferentes do que já desenvolvido em períodos anteriores. “O PET-Saúde/GraduaSUS  propõe fazer um levantamento de características da assistência, e o resultado final é necessariamente uma discussão dos Projetos Pedagógicos, para verificar se eles estão atendendo às necessidades da sociedade. Essas intervenções consistem em levantar o perfil dos usuários e dos profissionais, necessidade de profissionais, do ambiente e do cliente, que é a rede pública de saúde, e se isso está sendo contemplado”, afirma o docente.

Texto: Renata Paes