Eduepa lança livros sobre ciência, educação e saúde

Enviado por Ize Sena em Qua, 04/05/2016 - 18:59
A tarde desta quarta-feira, 4 de maio, foi marcada pelo lançamento de sete livros, sob autoria de professores da Universidade do Estado do Pará(Uepa) e da Universidade Federal do Pará(UFPA), com participações de docentes das Universidades Estadual do Amapá(Ueap); de São Paulo(USP); Federal do Maranhão(UFMA) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento se iniciou às 16h30, no Hall da Reitoria, com a apresentação do coral da Uepa, o Madrigal.

A cerimônia foi promovida pela Editora da Uepa (Eduepa) e contou com a presença do reitor, Juarez Quaresma; vice-reitor, Rubens Cardoso; diretores de departamento; professores; e alunos.

Foram lançadas as obras: Ciências Ambientais - Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano; O Estágio na Formação do Pedagogo – Reflexões e Vivências; A Geografia do Crime na Metrópole - das Redes Ilegais à “Territorialização Perversa”; História da Educação no Pará ; Pesquisa e Educação na Amazônia – Reflexões Epistemológicas e Políticas; e Pesquisa em Saúde e Educação na Amazônia.

O reitor, Juarez Quaresma, parabenizou os autores pela dedicação na produção das publicações, grande parte resultado de mestrados e doutorados produzidos dentro dos programas de pós-graduação da Universidade. “O dia de lançamento de uma obra bibliográfica é um momento muito especial para a construção da academia. Somos uma Universidade que tem crescido na pós-graduação. Sabemos o quanto é importante a produção desses conteúdos. Isso é uma amostra do que nossos professores produzem. Muitas dessas obras são fruto do desenvolvimento de teses. Desejo que isso seja apenas um dos muitos momentos que virão. Em nome da Uepa parabenizo a todos”, ressaltou o reitor.

O professor Vitor Nery, mestre em Educação pela Uepa e atual professor da Ueap, escreveu um dos capítulos do livro Educação e Instrução Pública no Pará Imperial e Republicano. Ele conta que de 1950 a 1860 surgiram as primeiras escolas na capital da Província do Pará. Uma das organizadoras, Maria França, ressaltou que a publicação é indicada para os cursos de mestrado e doutorado nas áreas da educação e afins.

Entre os convidados presentes no lançamento estava a jornalista Úrsula Vidal. Ela adquiriu as obrasCiências Ambientais - Pesquisas em Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade, do autor Altem Nascimentos Pontes; e A Geografia do Crime na Metrópole - das Redes Ilegais à “Territorialização Perversa”, de Aiala Colares.

Para ela, as publicações estão diretamente relacionadas a temáticas urgentes apontadas pela sociedade. “São temas centrais de discussões da grande cidade, como a violência e a questão dos resíduos. A academia se debruçou nos temas que é próximo do cotidiano das pessoas. O planeta vive uma crise civilizatória, planetária. Os livros fazem um estudo metodológico, mapeamento e diagnóstico dos temas”, ressaltou.

O professor João Colares Neto, um dos organizadores de O Estágio na Formação do Pedagogo – Reflexões e Vivências, destacou que o livro desmistifica o estágio como uma ação repetitiva e burocrática, e o mostra como um trabalho associado a pesquisa, teoria e prática, como campo de conhecimento e formação crítica de professores. “No estágio se realiza pesquisa. No livro os autores refletem sobre as dimensões do estágio. Há autores internos, externos e alunos que compartilham suas experiências e vivências", disse.

A programação encerrou com uma sessão de autógrafos com os autores e venda dos livros. Além das sete publicações, a Eduepa pretende lançar ainda neste primeiro semestre de 2016 mais cinco livros e um E-book. São eles: Memória de Mestre, de Josebel Fares; Calculadora: possibilidades de uso no ensino da Matemática, de Pedro Sá e Rosangela Cruz Salgado; Ofício de Professor – Reflexos sobre práticas pedagógicas, de Marco Antonio Camelo e Elisa Pinheiro; Saberes da Experiência, Saberes Escolares, de Maria Betânia Albuquerque; Teorias e Práticas Cotidianas, de Pedro Sá e colaboradores; e o E-book Manual de Semiologia Médica, de Roberto Chaves Castro.

O coordenador da Eduepa, Paulo Murilo Guerreiro, frisou que o trabalho da editora é primar pela qualidade das publicações.  “O lançamento tem como uma das principais funções divulgar o trabalho dos autores, da Editora e a excelência que norteia esse trabalho”, frisa.

A Eduepa foi criada no final da década de 90 com a finalidade de divulgar o conhecimento científico produzido dentro e fora da Universidade. Com um conselho editorial fixo, a Editora firma um compromisso com a excelência das publicações.  Na Eduepa são desenvolvidas todas as etapas do processo editorial, abrangendo aprovação de propostas, revisão, diagramação e tratamento artístico para capas.

A Editora conta com uma ilha de edição e duas livrarias - sendo uma na própria sede e outra na Reitoria. No prédio em que funciona a administração da Eduepa, também se encontra uma das livrarias, e está localizada na travessa Dom Pedro I, nº 519, entre a rua Municipalidade e a avenida Senador Lemos, bairro do Umarizal, em Belém.

Texto: Renata Paes
Foto: Nailana Thiely