Associação de ostomizados comemora jubileu

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 05/05/2016 - 11:54

A Associação dos Ostomizados do Pará (Aopa) comemora hoje seu jubileu de prata em defesa dos direitos da população estomizada do Estado. A cerimônia ocorreu hoje de manhã, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania da Pessoa com Deficiência (Ciic), situado na avenida Almirante Barroso, 1765. Desde 2014, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) integra a Câmara Técnica de Ostomizados, e oferecerá em breve aos profissionais de saúde treinamento especializado sobre o manejo do paciente com este mal.

A criação da Aopa resultou da iniciativa de um pequeno grupo de pessoas com estomia – ou ostomia, exteriorização da alça intestinal ou do ureter na parede do abdômem - em 1991, nas dependências do Instituto Ophir Loyola (IOL), em Belém, que buscavam promover a reintegração plena e total das pessoas com estomia na vida cotidiana. Para isso, promoviam a solidariedade, prosperidade, valorização, a aproximação social entre famílias dos sócios e o aprimoramento do conhecimento específico nas diversas áreas ligadas às pessoas estomizadas.

Em 25 anos de luta, a entidade contabiliza entre suas conquistas a criação da Câmara Técnica de Ostomizados. Fruto de um termo assinado entre diversas entidades de saúde, ensino e de apoio à pessoa estomizada, a Câmara busca solucionar os problemas enfrentados por estas pessoas, como a falta de kits de coleta para os pacientes e a conscientização acerca da moléstia entre profissionais de saúde. Integrante da iniciativa, à Uepa coube o papel de oferecer treinamento de profissionais e pesquisas neste campo.

A coordenadora da pesquisa Perfil de Estomizados no Contexto Amazônico (Pesca), presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest-PA) e representante da Uepa na Câmara Técnica dos Ostomizados, Regina Ribeiro Cunha, é grande apoiadora da associação. “Vale parar e refletir as conquistas e os desafios dessa população frente às políticas públicas em todas as áreas de gestão. Parabenizo a Aopa em seus 25 anos de atuação frente às pessoas com estomia”, elogiou.

Durante a cerimônia, na manhã de hoje, a nova presidente da Aopa, Edna Azevedo, foi empossada no cargo. O evento teve ainda a presença da titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Heloísa Guimarães e da presidente da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), Cristina Holanda. A bolsista Pibic Cassilene Oliveira da Silva, que desenvolve pesquisa acerca dos estomizados sob orientação de Regina Cunha, também prestigiou o evento.

Sendo uma entidade sem fins lucrativos, a Aopa recebe doações voluntárias de seus sócios para que possa cumprir suas despesas com material de expediente, registros de atas em cartórios, confecção de carteiras para os sócios, etc.  Independente disso, toda pessoa com estomia que chega a Aopa é imediatamente cadastrada e recebe uma carteira de sócio da entidade. As orientações quanto aos direitos da pessoa com estomia são esclarecidos na entidade. Interessados em ajudar podem fazer doações de qualquer valor na conta corrente 0050611-8, agência 0022, operação 003, da Caixa Econômica. Mais informações através dos números 98944-0332 ou 98767-9848.

Texto: Fernanda Martins/ Ascom Uepa

Foto: Cláudio Santos/ Ag. Pará e Regina Cunha/ Divulgação