Encontro visa ampliar o debate racial

Enviado por Ize Sena em Seg, 09/05/2016 - 10:42
Para incentivar a conversa sobre a pauta racial no ambiente acadêmico, principalmente, entre os cursos de Licenciatura, o Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas (Eduq) promove o encontro Formação de Professores e Questões Raciais: desafios institucionais, na próxima quarta-feira, 11, das 8h às 18h, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). As inscrições serão gratuitas e o credenciamento será feito exclusivamente no dia do evento.
 
O encontro trará uma mesa de debates com a participação dos coordenadores de todos os cursos do CCSE, que compartilharão suas experiências e percepções sobre o assunto. “A questão racial vem sendo bem fomentada, mas precisa de um debate contínuo. Nosso objetivo é trazer essa discussão para a academia, pois temos no CCSE formação de professores, que serão formadores de opinião e precisam estar preparados para abordar este tema em sala de aula. Queremos instrumentalizar o futuro professor, para que isso se reflita na sociedade”, resumiu o integrante do Eduq, Diego Rodrigues.
 
A demanda pelo encontro veio dos próprios estudantes, que entendem como fundamental a introdução de conhecimentos acerca da cultura, dos saberes e da história das populações negras brasileiras. Para o discente, algumas lacunas no currículo acadêmico dos cursos de Licenciatura acabam por limitar o debate. “Uma das soluções que vamos propor para ampliar a discussão na academia é a inclusão de uma disciplina que aborde saberes étnico-raciais”, completou.
 
O resultado do encontro será uma carta com todas as soluções propostas durante o evento, que deverá ser entregue ao reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, para consideração. As inscrições para o encontro serão feitas no mesmo dia da realização do evento, a partir das 7h30. Qualquer pessoa pode participar e cada participante receberá certificado.  O Eduq é um grupo de pesquisa com o objetivo de análise e reflexões em torno dos saberes e práticas educativas de populações quilombolas na Amazônia, numa perspectiva interdisciplinar, no que se refere à valorização cultural dessas populações.
 
Texto: Fernanda Martins
Fotos: Nailana Thiely