Teste do Pezinho oferece resultado online

Enviado por Ize Sena em Seg, 16/05/2016 - 15:15
Os profissionais de saúde contam com mais uma facilidade a partir desta segunda-feira (16): os resultados do Teste do Pezinho realizados pelo Laboratório de Pesquisa e Apoio Diagnóstico (Lapad) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estão disponíveis online, no site da Instituição. Basta verificar o ícone correspondente, na lateral direita do www.uepa.br. A modernização se deu graças a uma atualização do sistema utilizado para os exames.

Os resultados estão disponíveis apenas para os postos de saúde de todo o Estado. Alcançar os pais será uma etapa posterior, mas já em desenvolvimento, juntamente com o cadastro online das fichas de exames. Entretanto, a inovação era um desejo antigo da equipe, pois até então, os resultados eram entregues de forma impressa. “Era complicado, principalmente, para os pontos de coleta nos municípios afastados. As prefeituras enviavam um funcionário para buscar os testes, ou estes eram enviados via Correios”, conta a coordenadora do Serviço de Referência de Triagem Neonatal, Ana Lúcia Ferreira.

Com os resultados online, o tempo de acesso dos profissionais aos achados dos exames será drasticamente reduzido. Por ser um centro de referência na realização deste tipo de exame, o Lapad realiza mensalmente cerca de 10 mil testes, vindos de 716 postos de coleta em todo o Pará. O serviço oferece ainda o acompanhamento dos recém-nascidos que apresentam alguma alteração nos testes.

O objetivo do Teste do Pezinho é detectar precocemente doenças metabólicas, como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria, as doenças falciformes e a fibrose cística. O diagnóstico já nas primeiras semanas de vida é fundamental para neutralizar as doenças, que caso não detectadas podem afetar o desenvolvimento físico e motor dos bebês.

A mamãe Gisele Lacerda, de 30 anos, que levou a pequena Maitê de apenas dez dias para colher o material para testagem no Lapad, comemorou a inovação. "Quando a gente tem bebê pequeno, é difícil sair da casa. Tendo resultados online, caso tudo esteja certo, já fico tranquila, se houver alteração, posso logo buscar ajuda", disse. Ela ressaltou a importância da triagem. "Soube da importância deste teste ainda durante a gravidez e decidi trazê-la logo para fazer. Já que quanto antes tivermos um diagnóstico, melhor", observou Gisele.

LAPAD

O Lapad iniciou o diagnóstico da Triagem Neonatal no Pará em 1996. Ao longo de 20 anos, o laboratório apresenta um significativo aumento no número de crianças triadas. Desde o início de 2007, o serviço mantido pela Uepa é referência em diagnóstico de triagem neonatal - mais conhecida como Teste do Pezinho – e exige qualificação do Laboratório para diagnósticos de várias doenças, por isso tão importante para a manutenção da saúde do bebê.

O Laboratório participa do Controle de Qualidade Internacional do CDC – Atlanta, o qual recebe trimestralmente dos Estados Unidos amostras de sangue coletadas em papel filtro, que são analisadas e os resultados enviados para avaliação com laboratórios participantes de outros países, obtendo ótimo desempenho.

Serviço:
Laboratório de Pesquisa e Apoio Diagnóstico (Lapad)
Endereço: Travessa Perebebuí, 2623
Horário de Funcionamento: 7 às 19h