Museu de Enfermagem recebe mostra de convites de formatura

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 18/05/2016 - 16:52

O Museu da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta até o dia 26 deste mês uma exposição de convites de formatura das turmas de Enfermagem formadas pela Instituição desde os anos 70. A mostra busca celebrar o Dia do Enfermeiro, comemorado no último dia 12 de maio, e o Dia Internacional dos Museus, no dia 18. Além disso, visa inspirar os estudantes que apresentarão seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no período de 22 a 25, na escolha do design de seus próprios convites.

A responsável pelo museu, Regina Ribeiro Cunha, foi a idealizadora da mostra, que exibe apenas material de acervo próprio. “Nós sempre recebemos convites, e muitos ficam guardados. O convite da minha formatura também faz parte da exposição. Nosso objetivo, além de inspirar os alunos e mostrar para os alunos uma parte da história do seu curso, é provocar uma reflexão sobre a evolução da tecnologia e do design ao longo das décadas”, ressalta.

E as mudanças são imensas. Nos convites mais antigos, quase não há imagens. Apenas diversos textos e uma foto em preto e branco de cada formando. Já nos mais atuais, a situação se inverte. Os formandos utilizam o mínimo de informação textual possível. “Os convites mostram ainda o crescimento de Belém. Até meados dos anos 90, todos os convites eram feitos por empresas de fora do Pará. Hoje em dia, os tipos mais variados são feitos na capital”, observa.

O Museu da Escola de Enfermagem foi materializado durante as comemorações dos 70 anos do curso – o planejamento e reunião de peças durou dez anos, desde o 60º aniversário - e teve sua inauguração no mesmo dia que a Escola completou 71 anos, em novembro do ano passado. O local abriga dezenas de peças que mostram a realidade da prática da enfermagem desde os anos 50. São seringas de vidro, focos de cirurgia e até mesmo os uniformes das profissionais da época. O museu deve ser integrado em breve ao Circuito Nacional de Museus. As visitas estão abertas ao público, das 9h às 15h, excepcionalmente, no período de exibição da exposição.

Texto: Fernanda Martins
Foto: Nailana Thiely