Novas diretorias dos Centros iniciam gestão

Enviado por Ize Sena em Qui, 02/06/2016 - 10:52
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já está sob nova direção. A professora Vera Regina Palácios assumiu oficialmente, na tarde de ontem (1), a diretoria do Centro. O professor César Matias Lima – que acaba de concluir seu mandato como coordenador do curso de Educação Física – foi empossado como vice-diretor. Os novos coordenadores de curso e chefes de departamento também receberam do reitor Juarez Quaresma suas nomeações.

A solenidade de posse da nova diretoria ocorreu no auditório do Bloco D, no Campus II, e começou com os agradecimentos à gestão que se encerrava, com a entrega das Portarias de Elogio aos servidores. A professora Ilma Pastana, que durante oito anos exerceu o cargo de diretora no Centro, foi ovacionada por docentes e estudantes em sua despedida. “O CCBS é um centro de muito diálogo, muita conversa e muita paz. É o único na capital com três campi, e não seria possível administrá-lo sem que houvesse uma unidade. Desejo sorte à nova gestão e estou aqui para ajudá-los no que precisarem”, resumiu.

A partir de agora, quem comanda o CCBS é a professora Vera Palácios, que possui vasta experiência administrativa na Uepa. Com 20 anos de docência e a Dermatologia como especialidade, ela já passou por diversas chefias de departamento e também pela coordenação da Residência em Medicina de Família e Comunidade. “Sabemos das dificuldades que enfrentaremos no início dessa gestão, pois o país passa por uma crise severa e tivemos muitos cortes de verbas. O que prometo a todos é dar o meu melhor para cumprir o meu programa de gestão, conforme propus durante as eleições”, disse ela, que prometeu ainda se empenhar para captar recursos nos setores público e privado.

O novo vice-diretor também se mostrou ciente das dificuldades. “O desafio começa sendo ainda maior, pois além da crise e dos recursos minguados, temos ainda a greve dos servidores e professores. Sabemos que a recessão é grande. Não há recursos para novos investimentos. Por isso, agora, vamos organizar e consolidar tudo que foi conquistado nos últimos anos. Pretendemos gerenciar este processo com estabilidade”, garantiu.

O reitor Juarez Quaresma desejou sorte aos colegas, pediu a colaboração dos gestores e se colocou à disposição para ajudar. “Vocês vão ouvir muitos ‘nãos’, pois nem sempre é possível se fazer tudo que se deseja naquele momento, mas, na medida do possível, também terão muitos ‘sins’”, brincou.

O CCBS recebeu ainda seus coordenadores de cursos para o período 2016-2020. São eles: Nelson Antônio Ribeiro, em Biomedicina; Moisés Simão Santa Rosa, em Educação Física; Meire Elizabeth de Santana, em Enfermagem; Angélica Homobono Nobre, em Fisioterapia; Elaine Xavier Prestes, em Medicina; e Sandra Suely Baia, em Terapia Ocupacional. Os novos chefes de departamento são: Napoleão Guimarães Braun, no Departamento de Saúde Comunitária; Francisca Regina Carneiro, no Departamento de Saúde Especializada; Ivonete Vieira Pereira, no Departamento de Enfermagem Comunitária; Simone Beverly Nascimento da Costa, no Departamento de Enfermagem Hospitalar; Ricardo Figueiredo Pinto, no Departamento de Desportos; Marcos Antônio Barros, no Departamento de Arte Corporal; Meibia Martins Senna, no Departamento de Terapia Ocupacional; e Rodrigo Santiago Barbosa, no Departamento de Ciências do Movimento Humano.

CCSE
O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) recebeu sua nova diretoria em cerimônia de posse realizada no auditório da Biblioteca Paulo Freire, na noite de ontem (1). O professor Anderson Maia assumiu o comando do Centro para o período de 2016-2020 e prometeu logo de início trabalhar na reordenação do espaço físico do campus. “Vamos fazer um levantamento de todas as salas em uso no CCSE e os espaços ociosos para avaliar como eles podem ser melhor organizados. Desta forma, conseguiremos espaço para outros projetos de pesquisa, que até agora não foram contemplados, para ampliar a produção acadêmica no Centro, mesmo neste momento de crise”, antecipou.

O professor Jairo Nascimento foi empossado como vice-diretor e se mostrou disposto a buscar a unidade no Centro. “Apesar de toda a tensão do processo eleitoral, chegamos a esse momento. Sabemos do desafio que teremos à frente, mas estamos preparados e abertos ao diálogo sempre”, resumiu. Durante a cerimônia de posse, alunos que pleiteavam a anulação das eleições do Centro protestaram de forma pacífica. O evento teve presença de grupos de alunos dos campi de Vigia, Redenção e Cametá, que apoiaram a candidatura da chapa Agora Vai, formada por Maia e Nascimento.

Na ocasião, chefes de departamento e coordenadores de curso também foram conduzidos ou reconduzidos ao cargo. Como coordenadores foram empossados João Paulo Rocha, para Ciências Naturais; Taíssa Tavernard de Luca, para Ciências da Religião; Maria Célia Virgolino Pinto, para Pedagogia; Acilena Coelho Costa, para Matemática; Maria do Perpétuo Socorro Cardoso, para Letras; Eliana Camara Cutrin, para Licenciatura em Música; Manoel Ribeiro de Moraes Júnior, para Filosofia; Aiala Colares, para Geografia; Venize Ramos Rodrigues, para História; e Mário Jorge Brasil Xavier, para o curso de Ciências Sociais.

Como chefes de departamento, tomaram posse a professora Valdecíria Lamego Paulino, no Departamento de Artes; Cley Anderson Chagas, no Departamento de Filosofia  e Ciências Sociais; Maria José Soares Rodrigues, no Departamento de Educação Especializada; Vitor Bequir Diniz, no Departamento de Ciências Naturais; Weber Mota, no Departamento de Matemática e Estatística; e Edinalvo Campos, no Departamento de Língua e Literatura.

Texto: Fernanda Martins
Fotos: Nailana Thiely