Professores formados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) compartilharam as experiências vividas em pesquisas de campo durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os relatos foram detalhados na mesa redonda Experiência de pesquisa em processo educativo em espaços escolares e/ou do cotidiano, que integra a programação do III Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) Uepa.
O palestrante Ramon Wylken Pantoja de Miranda contou que o TCC dele foi baseado em uma pesquisa sobre o descarte do lixo produzido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício. A partir da pesquisa de campo dentro da Escola, ele concluiu que os alunos entendiam a problemática do lixo, porém os professores pouco enfatizavam as soluções de descarte correto do lixo.
A outra palestrante, professora Alzira Almeida de Araújo, relatou as experiências vividas no município de Vigia com os pescadores artesanais. Na pesquisa de campo para o TCC, ela relacionou os conhecimentos em educação ambiental e saberes do cotidiano dos pescadores artesanais. “ Consegui classificá-los em saber da pesca, saber da gurijuba, saber do ver, e saber do fazer. Aprendemos com isso a fazer pesquisa fora do ambiente acadêmico”, conta.
O III Encontro do Grupema ocorre até às 19h, na sala de Recitais do CCSE. O tema da programação é Práticas educativas, gestão de territórios e experiências socioambientais na Amazônia. A proposta do grupo de pesquisa com a realização do evento é chamar a comunidade acadêmica e externa da Universidade para debater experiências em contextos territoriais rurais e urbanos, que tratem de práticas educativas ou reflexões teórico-conceituais no campo socioambiental, além de divulgar resultados de pesquisa.
A programação abriu com a mesa redonda Socioambientais Amazônicas Sob o Olhar do Pesquisador, ministrada pelo professor mestre Francisco Perpétuo Santos Diniz. A partir das 17h haverá a palestra sobre Verticalização Urbana e Gestão Ambiental na Orla de Belém, pelo professor mestre Antônio Pádua Brasil, e para encerrar a programação, uma apresentação cultural com o grupo de Carimbó Pinga Fogo.
O Grupema é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo é formado por pesquisadores das áreas de Sociologia, Geografia, Engenharia, Geologia, Biologia, entre outros.
Os estudos e pesquisas do Grupema focalizam em dinâmicas e práticas educativas no campo ambiental como: apropriação e uso dos recursos do rio e da floresta por ribeirinhos, na Amazônia brasileira; instrumentos de planejamento e ordenamento do território; e questões ambientais e sustentabilidade socioambiental.
Foto: Nailana Thiely