Acadêmicos promovem campanha de doação de livros

Enviado por Ize Sena em Qua, 08/06/2016 - 13:22
Com o intuito de mobilizar a comunidade acadêmica e de profissionais da saúde, o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade do Estado do Pará (CAM/Uepa) em Santarém está promovendo a campanha “Medlivros: formação para vida e por vidas”, para incentivar a doação de livros relacionados à Medicina e às especialidades da área. 
 
A campanha do CAM será realizada até o fim de 2016 e envolve a mobilização dentro e fora das mídias sociais, por meio de solicitações aos professores e mesmo de conversas com Ligas Acadêmicas, alunos egressos do Curso e profissionais. O objetivo da campanha é contribuir com a atualização do acervo bibliográfico do Curso, à medida que o conhecimento das áreas e subáreas da Medicina está avançando e se renovando rapidamente.
 
De acordo com o coordenador do CAM, Jonata Ribeiro, a campanha havia sido pensada para envolver apenas os docentes, mas os acadêmicos perceberam que há uma grande quantidade de ex-alunos e pessoas de outras instituições interessados em ajudar. “Levantamos a bibliografia atual e verificamos a necessidade de ampliar e atualizar nosso acervo bibliográfico. Essa campanha é uma iniciativa do CAM em parceria com a comunidade acadêmica geral. Temos divulgado essa campanha na internet, a fim de instigar tanto a doação quanto a compra de novos títulos e temos recebido boa adesão”, comenta o acadêmico de Medicina. 
 
Essa atualização das obras é relevante não só para alunos de Medicina, mas também de outras áreas, como a Enfermagem e a Fisioterapia. Os livros a serem doados podem estar relacionados: à área básica, compreendendo Anatomia, Fisiologia, Histologia, Patologia, Embriologia, Fisiopatologia, Imunologia, Semiologia, Propedêutica etc.; e áreas especializadas, como Cardiologia, Nefrologia, Neurologia, Pediatria, Psiquiatria, Urgência e Emergência, Saúde da Mulher, Obstetrícia, Ginecologia, Medicina de Família e Comunidade, Endocrinologia etc.
 
O CAM destaca que as obras devem ser atuais, portanto, pelos menos dos últimos 10 anos. As pessoas que realizarem a doação receberão uma Carta de Doação, comprovando o repasse das obras e a contribuição com a consolidação da Medicina no Pará. Os interessados podem entrar em contato com o Centro Acadêmico pela página no Facebook e acompanhar as ações do CAM por meio do blog
 
Texto: Sérgio Ferreira
Foto: Tamara Saré