Mestrado em Ciências Ambientais oferece cursos gratuitos

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 27/06/2016 - 13:20

Julho é o mês de férias e descanso, mas, graças ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ele também será dedicado ao conhecimento e à informação. Entre os dias 4 e 8, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) recebe a II Semana de Integração da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Uepa com a Sociedade, que oferecerá ao público interno e externo da Instituição minicursos e oficinas gratuitas. As inscrições são feitas presencialmente no campus e encerram na próxima quinta-feira, 30.

O objetivo da Semana é ampliar a contribuição do Mestrado em Ciências Ambientais para a ampliação da produção científica e da formação acadêmica, na vertente ambiental, em todas as áreas do conhecimento. “Este mestrado tem uma forte preocupação de socializar as informações científicas com a sociedade. Por isso, tem ofertado ao longo dos anos uma série de atividades de inserção social, entre as quais se encontra a Semana de Integração”, explicou o coordenador do Mestrado, Altem Pontes.

Esse ano, a Semana de Integração vai ofertar oito minicursos e cinco oficinas, acessíveis a todas as pessoas, mesmo sem qualquer tipo de formação superior. Para tanto, é necessário apenas que o interessado escolha um minicurso e/ou uma oficina e proceda sua inscrição – que é completamente gratuita. Cada participante poderá se inscrever em até duas atividades, contanto que não haja sobreposição em seus horários.

Os temas são variados e vão desde uma atualização nas medidas de controle da Dengue, Zika e Chinkungunya – que propõe esclarecer os pormenores destas viroses ambientais -, até um minicurso sobre Marketing Ambiental para empresas e uma oficina que lança a compostagem nas escolas tanto como uma alternativa para o lixo orgânico gerado nestes locais quanto um bom exemplo para a prática da Educação Ambiental, que, aliás, também é tema de várias atividades. Para os acadêmicos, opções de cursos sobre escrita em artigos científicos e desenvolvimento de metodologias para os trabalhos em Ciências Ambientais, podem se revelar uma boa aplicação do tempo de férias.

“Não perca a oportunidade de participar deste evento porque, além da ampliação de conhecimento, os participantes vão receber um Certificado por cada minicurso/oficina cursados. Além disso, terão a oportunidade de interagir com alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Uepa”, convidou Pontes. O certificado será oferecido apenas aos participantes que apresentarem 100% de frequência no minicurso/oficina escolhido e será enviado por e-mail até o dia 15 de julho deste ano.

Participantes que tiverem frequência e receberem seus certificados até esta data, ou que receberem com incorreção, têm até o dia 22 de julho para solicitarem a correção do problema na secretaria do Mestrado. Após esta data, o banco de dados será descontinuado, não sendo mais possível a emissão de um novo documento. Interessados na inscrição devem se dirigir ao CCNT, na travessa Enéas Pinheiro, número 2626, bairro do Marco, portando documento de identidade. No caso de as vagas não serem preenchidas em sua totalidade, o interessado poderá fazer sua inscrição no dia do início do curso pretendido.

Programação completa aqui.

Texto: Fernanda Martins