Observatório do Mercado de Trabalho terá pesquisas da Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 12/07/2016 - 12:32

O coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Mário Jorge Brasil Xavier, foi convidado a fazer parte do Observatório do Mercado de Trabalho da Região Norte. O Observatório tem como objetivo fortalecer o trabalho, construir relatórios e boletins de acompanhamento do mercado de trabalho no Estado do Pará.  

Mário Jorge viu nessa oportunidade a possibilidade de convocar outros professores e alunos do curso de Ciências Sociais a somarem conhecimento na produção de artigos, pesquisas e trabalhos institucionais da Uepa. Quem coordena o Observatório é a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Ministério do Trabalho (MT). De acordo com o professor, o foco da Uepa será trabalhar com duas linhas de pesquisa.

“A exploração do trabalho infantil é uma linha que eu desenvolvo com meu grupo de estudos com crianças e adolescente (GECA), e a outra linha é o enfrentamento ao trabalho escravo e as suas formas análogas. A Uepa vem atuar com o campo da pesquisa e extensão”, diz Mário Jorge.  

 Ainda de acordo com ele, a Universidade se voltará a pesquisas e trabalhos específicos que beneficiarão alunos, professores e a sociedade. A proposta é promover palestras, pesquisas e coletar dados sobre trabalho infantil e escravo no Estado. “Nós vamos engajar bolsistas. Faremos agora em agosto oficinas junto ao Dieese(Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Faremos métodos quantitativos, análise de dados. Vamos ter um evento em setembro, em que teremos uma espécie de Workshop do Observatório”, diz.

O coordenador de Ciências Sociais é conselheiro dos Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), além de representante da Uepa na Comissão de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Sejudh. No início deste mês, a convite da UFPA, ele apresentou no I Encontro do Observatório do Mercado de Trabalho do Maranhão, a pesquisa desenvolvida por ele e intitulada“Juventude, Educação e Qualificação Profissional: uma discussão sobre o Pro-Jovem Urbano no Estado do Pará”.

Texto: Renata Paes
Foto: Nailana Thiely