Imagem Peregrina emociona ao visitar Reitoria

Enviado por Ize Sena em Seg, 22/08/2016 - 17:04
A Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu nesta segunda-feira, 22 de agosto, a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, como parte da programação do Círio 2016. Cânticos, palmas e orações marcaram a passagem da Imagem pelo local, onde foi realizado um momento de oração, conduzido pelo bispo auxiliar de Belém, dom Irineu Roman.

O arcebispo lembrou a todos o tema do Círio 2016, que é ‘Salve Rainha, mãe de misericórdia’ e considerou o fato de estar em uma universidade, um momento cheio de graça, ainda mais pela oportunidade de presidir um evento. “O Círio já começou e esse é um momento muito especial no coração de todo povo paraense. Eu quero deixar a minha palavra de fé, de esperança, de confiança em Nossa Senhora de Nazaré para que todos os jovens que frequentam a Universidade tenham sempre em mente que precisam, além da formação profissional, colocar no seu coração a semente da esperança, sonhar com o que é bom para eles e para o futuro do Pará e da Amazônia”, ressaltou.

Dom Irineu também se prontificou em atender ao pedido da Uepa para que a Imagem Peregrina pare em frente ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, na sexta-feira que antecede a grande procissão do Círio, durante o traslado da Romaria Rodoviária pela avenida Almirante Barroso.

“Fizemos o pedido hoje para que a Imagem possa parar novamente em frente ao CCBS e ficar um pouquinho mais perto para receber a homenagem dos nossos funcionários e alunos que vão comemorar o Círio na sexta que antecede a festa. Agora, vamos formalizar junto à Diretoria de Festa e ao Arcebispo”, adiantou o reitor da Uepa, Juarez Quaresma. Em sua mensagem à comunidade acadêmica, o reitor falou sobre conciliação e harmonia no ambiente de trabalho. “No dia a dia, pela própria convivência humana, a gente tem momentos de stress, discordância de ideias e atritos que só com a tolerância podem ser vencidos, além da união e harmonia em prol da construção da universidade”, frisou.

A agente administrativo da Coordenação de Convênios e Projetos (CCP), Carla Tavares, também acredita que visita da Imagem é um momento de reflexão que pode resultar em melhoria das relações, não só no ambiente de trabalho, mas em todos os lugares onde se relaciona. “Todos os anos esse momento é de muita reflexão, de encontro. Às vezes, você pode estar perdido no seu pensamento e em outras coisas, que não consegue chegar até a palavra de Deus, por várias circunstâncias. Eu acredito que a vinda Dela aqui é isso: resgatar para Deus. Esse momento do Círio, que a gente já começa a viver, é de reflexão e de encontro que fica durante um ano inteiro pra você ser melhor, ser melhor com os seus colegas, em casa, e para as pessoas que estão a sua volta”, acredita.

Ao final da celebração, servidores puderam reverenciar a Imagem, ao som de hinos entoados pelo Grupo Madrigal.

Texto: Ize Sena
Fotos: Nailana Thiely