Resolução define regras para cerimonial de formatura

Enviado por Ize Sena em Qui, 22/09/2016 - 19:26

A formatura é o ponto alto da graduação. Os formandos têm expectativas para este momento, mas há regras que precisam ser cumpridas na cerimônia de outorga de grau. Para dar mais clareza e permitir aos estudantes um planejamento deste importante rito, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Conselho Universitário (Consun), aprovou a Resolução nº 2977/16, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 15. Entre outras orientações, o documento estipula prazos, o que pode e o que deve – e não deve - constar na cerimônia, além de esclarecer os trâmites legais para inclusão de formandos no processo.

A resolução foi criada com o objetivo de regulamentar as normas protocolares inerentes às solenidades de Outorga de grau da Uepa. “É um instrumento informativo e orientador em que toda a comunidade acadêmica terá a possibilidade de conhecer os estágios que compõem o cerimonial universitário, bem como suas responsabilidades e competências”, explicou a titular da Diretoria de Eventos e Cerimonial (DEC), Alice Gambôa.

Há muito tempo, a DEC trabalhava na elaboração  de um documento normativo referente às orientações das solenidades de colação de grau, e a aprovação da resolução representa uma grande conquista para toda a Instituição. Com a resolução publicada e formalizada, haverá o respaldo legal de garantia dos direitos e deveres da Uepa e do graduando no que concerne ao planejamento, organização e execução das solenidades de outorga de grau.

“A partir do acesso a essa documentação, os graduandos  passam a ter  maior entendimento das normas protocolares do cerimonial universitário, proporcionando maior organização e padronização das solenidades oficiais”, avalia Gambôa. A solenidade oficial de outorga de grau é um momento especial, de grande importância para a Instituição, corpo docente, funcionários e especialmente para os personagens principais desse momento: os graduandos. “A conclusão de um curso superior é a celebração de uma grande conquista na vida do  acadêmico. A resolução tornará este momento mais simples”, conclui Alice.

Todas as etapas que envolvem as colações, assim como orientações sobre as procedências que antecedem a cerimônia, roteiro, vestes talares, entre outras constam no texto do documento, que está disponível aqui. A resolução está em vigor desde a data de sua publicação.

Texto: Fernanda Martins
Foto: Nailana Thiely