O Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá receberá de volta sua biblioteca amanhã. O espaço prestará uma homenagem a um ex-coordenador do Campus já falecido e passa a se chamar Biblioteca Edilson Sousa Santos. A cerimônia de reabertura reunirá servidores, professores e alunos, que terão acesso a novos serviços e principalmente aos mais de 3 mil títulos do acervo da biblioteca.
O evento inaugura também mais um espaço dentro da biblioteca: uma galeria de honra dos ex-coordenadores do campus. O atual acervo é composto de 3.203 títulos e 8.248 exemplares que atendem as necessidades dos cursos existentes no campus. Desde o início da reforma, a biblioteca ganhou 446 exemplares – através de compra com recursos do Campus - e outros 74 exemplares através de doações.
Na última semana do mês de junho de 2016 o prédio da biblioteca iniciou o processo de reforma para melhoria do espaço. A verba destinada para esse serviço foi adquirida por meio de uma emenda parlamentar junto à coordenação do campus, com tempo para a conclusão da reforma estimado em 30 dias, inicialmente. Apesar disso, houve a necessidade de se estender por mais 90 dias, finalizando apenas este mês.
Hoje, a biblioteca Campus Marabá conta com uma equipe de cinco pessoas, sendo uma bibliotecária, duas funcionárias e dois estagiários, ambos discentes do campus. Juntos, eles assumem a responsabilidade e a tarefa de disponibilizar o acervo bibliográfico para auxiliar os discentes, docentes, funcionários e a comunidade em geral, na disseminação da informação cuja prioridade é a comunidade acadêmica.
Serviços oferecidos pela biblioteca:
Empréstimo e devolução de livros para a comunidade acadêmica e funcionários;
Consulta do acervo;
Oferece um espaço para estudo;
Acesso à internet via wi fi;
Disponibiliza dois terminais de consulta, que também serve como suporte para pesquisa e digitação de trabalhos referentes as atividades acadêmicas.
Texto: Ascom com informações do Sistema de Bibliotecas da Uepa